Documentário In the Absence: A Tragédia do Sewol Part 01 - O Naufrágio (Legendado PT)

  • há 2 meses
Em 16 de abril de 2014, a balsa Sewol, que navegava de Incheon para Jeju, afundou. A balsa caiu por volta das 8h50, quando os coreanos estavam a caminho do trabalho e da escola. A notícia chocou a nação, mas a princípio, voltou ao cotidiano com uma sensação de alívio: a mídia divulgou a notícia de que todos os passageiros do navio haviam sido resgatados. No entanto, logo ficou claro que era falso. Aquele dia foi desastroso para os coreanos, pois eles passavam por emoções complexas enquanto examinavam as notícias: espanto, alívio, choque e tristeza.

A Guarda Costeira se mobilizaram para um esforço de resgate, mas perderam o melhor momento. Enquanto muitos passageiros do navio que afundava lentamente sofriam com a subida das águas, o público não tinha escolha a não ser orar e vigiar. Segundo relatos da imprensa, barcos de pesca particulares acabaram resgatando mais passageiros do que a Guarda Costeira no local, levando muitos coreanos a questionar os esforços da agência.

Na própria balsa, o capitão escapou primeiro sem ajudar os passageiros a escapar. Enquanto isso, os passageiros que foram instruídos a permanecer no navio afundando esperaram pacientemente pelo resgate que nunca veio. Acreditar no que as autoridades lhes disseram acabou sendo um erro fatal.

O número final de mortos revelou uma tragédia: 304 dos 476 passageiros morreram; cinco dos corpos nunca foram recuperados.
A maioria dos corpos foram recuperados por mergulhadores civis.
Das 299 mortes, 250 eram estudantes do segundo ano do ensino médio. Como tantos outros alunos, eles fizeram uma viagem escolar à Ilha de Jeju, o lugar mais bonito da Coreia do Sul, na primavera azul de abril. Eles não conseguiram voltar para casa.

#sewol #documentary

Recomendado