700 presidentes de Câmara da Catalunha desafiam Governo espanhol

  • há 7 anos
Mais de 700 presidentes de Câmara da Catalunha foram recebidos pelo presidente do Governo catalão, Carles Puigdemont, no Palau de la Generalitat, sábado, para mostrar apoio ao referendo.

A ação aconteceu após o Ministério Público ter ordenado uma investigação aos presidentes de Câmara por cooperarem com o referendo sobre a independência daquela região.

Os autarcas que apoiam o referendo consideram que as instituições espanholas estão a ir longe demais, os que são contra a independência consideram um erro o facto de Puigdemont ter dito aos catalães para questionarem os autarcas que não disponibilizam espaços para a colocação das urnas.

A coligação pró-independência que governa a comunidade autónoma da Catalunha quer realizar o referendo sobre a independência a 01 de outubro, apesar da proibição das autoridades nacionais, e pediu aos 947 presidentes de Câmara que forneçam instalações para a realização do escrutínio.

A campanha para o referendo catalão, considerado ilegal pelo Tribunal Constitucional, acaba de começar. A tensão entre o Governo espanhol, as instituições judiciais e o Governo da Catalunha, juntamente com os municípios, aumenta dia a dia.

Recomendado