Milhares de pessoas deslocadas no sul da Europa devido aos incêndios florestais
A Comissão Europeia informou que os pedidos de ajuda para combater incêndios florestais atingiram, esta semana, o mesmo número de pedidos do ano de 2024.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/08/14/milhares-de-pessoas-deslocadas-no-sul-da-europa-devido-aos-incendios-florestais
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:00A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que o Bloco enviou equipas de bombeiros para combater os incêndios no Monte Negro, na Grécia e em Espanha.
00:12Esta ação ocorre numa altura em que vários países do sul da Europa lutam contra uma série de incêndios florestais, que já mataram pelo menos três pessoas.
00:21A resposta da Comissão inclui ofertas de assistência dos Estados-membros da União Europeia, bem como a sua própria reserva estratégica.
00:30No norte de Espanha, habitantes locais utilizaram mangueiras para controlar as chamas.
00:35Os incêndios mais graves deslocaram-se para as zonas rurais do norte do país.
00:42Mais de 9 mil pessoas foram retiradas da região de Zamora depois de um incêndio se ter propagado à região vizinha de Leão.
00:50Já em Portugal, mais de 2.800 bombeiros continuam a combater os incêndios na quinta-feira.
00:55Este verão, registaram-se alguns dos fogos mais intensos do país, com as chamas a destruir em milhares de hectares de terras.
01:05As equipas de emergência da Xéquia juntaram-se às forças gregas para conter um incêndio em Megara, perto da capital grega, Atenas.
01:13O fogo invadiu a cidade de Pátras na noite de terça-feira, queimando casas e obrigando milhares de pessoas a fugir.
01:21Os incêndios surestais começaram depois das primeiras medições mostrarem que este verão seria o mais quente de sempre na Europa,
01:29o que está a resultar em fogos maiores e mais intensos.
01:342024 foi o ano mais quente de que há registro na Europa e no mundo, segundo o Programa de Observação da Terra da União Europeia, Copérnicos.
01:432024 foi o ano mais quente de que há registro na Europa e no mundo, segundo o Programa de Observação da Terra da União Europeia, Copérnicos.