Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • ontem
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não descarta ir a Washington ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin para discutir a taxação de 50% imposta pelos EUA sobre produtos brasileiros, anunciada por Donald Trump. A medida preocupa o governo brasileiro e impacta o comércio exterior. Alan Ghani e Luiz Felipe D’Avila analisaram.
Apresentadores: Roberto Nonato e Soraya Lauand
Comentaristas: Alan Ghani e Luiz Felipe D’Avila

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/zZ5TWJnnfio

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as negociações com o governo do presidente Donald Trump sobre o tarifácio, né, imposto sobre produtos brasileiros, estão evoluindo nesta semana.
00:12Segundo Haddad, ele e o vice-presidente Geraldo Alckmin podem viajar para os Estados Unidos para discutir com as autoridades americanas.
00:21O Alan Gani está de volta para a gente discutir esse tema. O Gani, a presença deles nos Estados Unidos pode, nesse momento, impactar algo nas negociações?
00:32Eu acho muito difícil, Soraya. Essa viagem já deveria ter acontecido há muito tempo.
00:39Desde o primeiro dia que o Donald Trump anunciou o tarifácio, já era para o vice-presidente da República, o ministro da Fazenda e, principalmente, o presidente Lula terem viajado para os Estados Unidos e tentado um contato direto com o Donald Trump.
00:58Até para entender o que o governo federal pode oferecer, onde pode ceder, porque o Trump colocou muitas cartas na mesa, inclusive, algumas questões que fogem do escopo do governo federal.
01:12Agora, há praticamente 40 horas de entrar em vigor a nova tarifa de 50%, não tem o que fazer.
01:20A nossa esperança é que o próprio Donald Trump, e isso já aconteceu com outros países, acabe dando mais prazo pela própria imprevisibilidade de Donald Trump.
01:31E aí ele fala, olha, mais um mês para o Brasil. Mas nessas alturas do campeonato, as ações aqui das autoridades brasileiras serão muito inefetivas.
01:42O Gani, enquanto isso, investidores, mercado financeiro, está todo mundo aí numa espécie de compasso de espera ou está todo mundo meio que comprando que o tarifácio vai mesmo entrar em vigor?
01:53Legal, Nonato, compasso de espera. Está todo mundo... A gente percebe isso, tudo bem, a Bolsa teve uma correção, mas não foi uma correção condizente com uma tarifa de 50%.
02:06É verdade, estava lá em 140 mil pontos, caiu aí para o patamar de 133 mil pontos.
02:13O dólar também apresentou uma alta, mas não foi aquela alta extraordinária.
02:20Tudo bem que saiu do patamar ali de 5,45 e começou a rondar 5,55, 5,60, mas nada de 5,80, 5,90 ou chegando próximo a 6, como seria, de fato, entrar em vigor essas tarifas de 50%.
02:33Então, a minha impressão, olhando pelos dados do mercado financeiro, é que o pessoal está esperando alguma coisa mais concreta, né?
02:43Apostando de alguma maneira que lá no dia 1º de agosto talvez haja mais prazo, talvez a tarifa seja aplicada apenas para algumas linhas de produtos.
02:54Caso contrário, se fosse generalizado e a certeza que fosse entrar no dia 1º de janeiro todas as tarifas de 50% para os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos,
03:07aí eu entendo que o mercado financeiro estaria reagindo de uma maneira muito pior com alta do dólar e queda da Bolsa.
03:14Deixa eu chamar o Luiz Felipe Dávila também, Gani. Obrigada pelas suas informações.
03:18Bom, Haddad até já sinalizou, né, Dávila, que acredita numa negociação pós-tarifa.
03:23Na sua avaliação, é preciso mesmo esperar para ver se Donald Trump vai aplicar a tarifa ou não, para daí depois agir?
03:32Certamente Donald Trump vai aplicar a tarifa e o governo não está interessado em negociar as tarifas nesse momento, Soraya.
03:39O governo está interessado em cacifar politicamente a exploração de que ele está defendendo a soberania nacional contra o imperialismo americano.
03:51Essa é a narrativa do governo, só que essa narrativa tem um enorme custo para a sociedade.
03:55A Langane já disse aí como isso afeta a Bolsa e o mercado, mas principalmente os exportadores em áreas vitais, como a questão do suco de laranja, café e avião.
04:05Por isso, a negociação, o mundo real começa a partir de 1º de agosto.
04:10Mas neste período, o Brasil vai sofrer essa tarifa e o governo vai tentar fazer o que sempre faz, tentar buscar dinheiro, subsídio para salvar esses setores.
04:20Esse custo vai passar mais uma vez para a sociedade.
04:24É hora do realismo se impor sobre a ideologia na diplomacia brasileira.

Recomendado