Os Concílios da Igreja Cristã 13ª parte - O quarto Concílio de Latrão em 1215 d.C. #conciliodelatrao #papaalexandreIII #jesus #biblia #historia #history
Transcrição do áudio:
Sob a ordenação do Papa Inocêncio 3, convocando para 19 de abril de 1213, o quarto concílio de Latrão foi realizado em mil duzentos e quinze e reuniu cerca de quatrocentos bispos e arcebispos.
Segundo Bellito:
O concílio abordou uma preocupação permanente dos concílios gerais por meio da elaboração de uma legislação contra os heréticos.
Esse concilio pediu às autoridades seculares que prometessem combater os heréticos, e caso os líderes seculares fracassassem em eliminar os heréticos de seus domínios, poderiam ser excomungados.
Conforme Latrão 3, o concilio também concedia a indulgência dos cruzados a qualquer cristão que defendesse a sua fé contra os heréticos dentro de seu país.
O quarto concilio de Latrão insistiu no combate à heresia ao excomungar qualquer cristão que abrigasse, defendesse ou apoiasse os heréticos. Se esse cristão não andasse na linha dentro de um ano sofreria sérias consequências.
Ele não poderia mais testar ou herdar, ser um funcionário do governo, votar nem servir como testemunha.
Fosse um juiz, suas sentenças deixariam de ter validade e ele não poderia mais julgar nenhum caso; fosse um notário, os documentos produzidos por ele seriam invalidados.
Fosse um advogado, seria privado do direito de defender seus clientes.
O concilio encarregou especialmente os bispos de investigar as heresias, e se eles não eliminassem a heresia de uma vez por todas, seriam depostos. Para evitar que as heresias se espalhassem, especialmente por meio dos autonomeados pregadores que costumavam vagar naquele tempo, o concilio exigia que todos os pregadores portassem uma licença que os colocava sob a autoridade do bispo local.
O Concilio convocou uma nova cruzada rumo à Terra Santa, que deveria partir em 1217, e ofereceu uma série de provisões específicas e de incentivos, entre elas, todo clérigo que participasse da cruzada recebia uma soma equivalente a três anos de seu salário regular.
Dois outros tópicos sobressaem nesse concílio, o primeiro é quanto a Ceia do Senhor.
Para descrever a antiga doutrina de que o pão e o vinho se transformavam no corpo e no sangue de Jesus, foi denominado uma “nova” expressão, a transubstanciação.
Um cânone posterior exigia a observação do célebre dever de Páscoa, ou seja, todos os cristãos e cristãs deveriam comungar pelo menos a cada Páscoa, bem como confessar os seus pecados no mínimo uma vez por ano.
O segundo tópico tratava sobre um assunto que foi um dos pilares da reforma protestante, venda de indulgências.
Naquela época, o concilio já observava que a religião cristã era criticada porque algumas pessoas colocam as relíquias dos santos à venda e as exibiam indiscriminadamente
O concilio exigia o controle oficial das relíquias: elas deveriam ser guardadas em relicários, não poderiam ser ve