A Prefeitura de São Paulo publicou nesta quarta-feira (23) a licitação para a implantação da “Esplanada da Liberdade” sobre a Avenida Radial Leste-Oeste. O projeto prevê uma grande laje com praça suspensa, centro cultural, quiosques e mais, em uma área de até 19,2 mil m². A gestão Ricardo Nunes (MDB) trata a obra como solução para aliviar o fluxo de pedestres em ruas e calçadas estreitas da região central, que recebe intensa movimentação turística. Reportagem: Beatriz Manfredini
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/GI-i-JfL2qo
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Para desafogar as pequenas ruas e calçadas estreitas, a Prefeitura de São Paulo vai implantar uma grande laje entre quatro viadutos sobre a Avenida Radial Leste.
00:11A Beatriz Manfredini explica pra gente como é que vai ser esse projeto. Pois não, Beatriz?
00:19Olha, Nonato, é como se fosse uma praça suspensa que vai funcionar aqui.
00:24Esse é o projeto Esplanada Liberdade, que teve a licitação publicada pela Prefeitura de São Paulo ontem, quarta-feira.
00:34E agora, então, a gente tem um período ali de mais ou menos dois meses até o meio de setembro pra descobrir, então, quem vai participar, as empresas interessadas em participarem dessa licitação.
00:46Essa laje, essa área suspensa, ela vai funcionar entre diversos viadutos em cima aqui da Radial Leste.
00:53Nós falamos deste local neste momento, eu falo da rua Galvão Bueno mais especificamente, então, exatamente em cima de um dos locais em que a gente passa por cima da Radial Leste.
01:04Logo à frente, nós temos um outro viaduto, então, essa laje, essa esplanada, ela vai ser construída entre os quatro viadutos, são quatro seguidos, né, aqui então, com uma praça pública suspensa mesmo.
01:18Nessa praça pública suspensa vai funcionar quiosques, centros culturais, podem funcionar lojas, museus, restaurantes, enfim, realmente ali uma estrutura com banheiros, por exemplo, toda uma estrutura pra que as pessoas possam circular.
01:34O objetivo é desafogar, então, as ruas aqui da Liberdade, que são pequenas, né, e tem grande movimentação de turistas.
01:41A estimativa é que a Liberdade aqui receba cerca de 20 mil visitantes por dia nos finais de semana, então, aos sábados e aos domingos.
01:51A implementação dessa esplanada, ela vai ser de responsabilidade de uma parceria público-privada, ou seja, né, de uma empresa ou um consórcio que assumirem, que vencerem aí essa licitação.
02:04Além da construção da esplanada, eles vão precisar cuidar da nivelação das calçadas, por exemplo, igualar ali pra que as pessoas consigam transitar com facilidade.
02:14A empresa ou consórcio vencedora da licitação vai cuidar aqui do local por 30 anos.
02:20Então, vai ser responsável pela construção, pela manutenção e por todos os passos, né, desde aí o início, no começo dessa esplanada, até então o término dos 30 anos, o funcionamento mesmo desse espaço,
02:34que vai ser uma espécie de praça pública, um centro de cultura.
02:38Inclusive, a expectativa é que algumas comemorações, como o Ano Novo Chinês, por exemplo, comuns aqui na Liberdade, aconteçam em cima dessa esplanada, em cima dessa espécie de laje.
02:48Então, a gente vai conhecer o resultado da licitação em setembro, mais especificamente no dia 23, e a expectativa da gestão municipal é que um bilhão de reais em investimentos sejam aplicados aqui no local, ao longo de todo esse contrato de 30 anos, Nonato.
03:04É isso, Beatriz, são as transformações da cidade de São Paulo. Muito obrigado, Beatriz Manfredini.