Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 07/07/2025
A cúpula do Brics entra no último nesta segunda-feira em meio às ameaças de Donald Trump. Na véspera, o presidente dos Estados Unidos ameaçou aumentar as tarifas para os países que se ‘alinharem’ ao bloco, que considera ‘antiamericano’.

imagem:IVAN PISARENKO, AMIN GUIDARA, SUZANE OLIVEIRAAFPTVAFP

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Os líderes do BRICS retomam sua cúpula no Rio de Janeiro nesta segunda-feira após Donald Trump ameaçar impor uma tarifa adicional de 10% aos países que se alinharem com o grupo que ele considera anti-americano.
00:15Sem citar o presidente, o bloco formado por 11 países expressou em um comunicado conjunto no domingo séria preocupação com medidas tarifárias unilaterais que distorcem o comércio.
00:26A posição foi anunciada depois que os Estados Unidos afirmaram que vão aplicar tarifas a partir de 1º de agosto aos parceiros comerciais com os quais não tenham chegado a acordos, segundo o secretário do Tesouro americano, Scott Besant.
00:42Trump também declarou ter assinado mais de 10 cartas para informar os países sobre os aumentos de tarifas.
00:48O comunicado do BRICS, emitido no primeiro dia do encontro no Rio, com ausências notáveis como a do presidente chinês Xi Jinping, provocou a reação do presidente republicano, que ameaçou a tarifa adicional.
01:02O grupo, visto como um contrapeso ao poder dos Estados Unidos e da Europa Ocidental, foi ampliado recentemente para 11 países e representa quase metade da população mundial e quase 40% do PIB.
01:15O grupo, visto como um contrapeso ao poder dos Estados Unidos e da Europa Ocidental, foi ampliado recentemente para o governo do Brasil.

Recomendado