- Sobre o programa O Fala Bahia vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 18h, nas rádios Bahia FM (88.7) e Bahia FM Sul (102.1), e também aqui, no YouTube. Com a apresentação de #EmmersonJosé, o programa reúne notícias, análises e comentários, tudo isso com as essenciais participações dos ouvintes.
✅ Inscreva-se no canal, ative as notificações e fique bem informado!
00:30Eles não sabem desses direitos e por isso eles não tem como cobrar uma efetivação e cobrar um acesso a esses direitos como saúde e informação.
00:40Outra coisa também, outra barreira muito grande que existe hoje em dia é a ideia do capacitismo, que é uma ideia discriminatória que as pessoas acabam tendo das pessoas com autismo como se elas fossem pessoas menos capazes.
00:52Na verdade isso não é verdade. A única questão que o autismo compromete com a pessoa que tem esse autismo é realmente nas relações intersociais.
01:06E no Brasil hoje a gente tem duas leis específicas, a Lei Berenice Piana de 2012 que institui a política nacional de proteção às pessoas com direitos com autismo
01:18e temos também a Lei Romeu Mion de 2020, mais atual, que cria uma carteira de identificação para as pessoas com autismo.
01:27Essas duas leis são muito importantes para que o acesso a esses direitos seja garantido de forma mais facilitada,
01:35que haja uma prioridade no atendimento dessas pessoas com autismo, dependendo da sua necessidade.
01:42Então essas leis garantem isso, além de garantir acesso a terapias, a saúde, a educação inclusiva, a uma educação inclusiva.
01:54Então isso tudo está garantido por lei.
01:57E o que a gente pode afirmar com certeza é que a atuação dos pais é fundamental para o processo de inclusão e de garantia a esses direitos.
02:10Então os pais precisam se informar, eles precisam estar informados para que esses direitos sejam cobrados.
02:19Por exemplo, toda pessoa com autismo tem direito a uma escola inclusiva, a uma educação inclusiva,
02:25a uma escola que se adapte às necessidades do filho autista.
02:30Então se você é pai, mãe ou responsável de uma criança autista, conhecer essas leis é um passo muito importante
02:37para que você consiga promover a inclusão e a dignidade e garantir que os direitos dos seus filhos e responsáveis sejam efetivados.
02:46Porque a informação é uma arma muito poderosa para a proteção e para a inclusão dessas pessoas.