A Polícia Federal e o Banco Central investigam um ataque cibernético à C&M Software, empresa que presta serviços a instituições financeiras. O crime ocorreu na terça-feira (1º) e teria resultado no roubo de valores possivelmente milionários. A dimensão do prejuízo ainda está sendo apurada pelas autoridades. Reportagem: Aline Becketty
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/02dPCU-gN_w
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:009 horas e 51 minutos, vamos até Brasília. A Polícia Federal investiga um roubo após um ataque hacker a uma empresa que presta serviço para o Banco Central.
00:11Aline Becht tem os detalhes pra gente sobre essa notícia. Aline, por favor.
00:18Isso mesmo, Soraya, o sistema nacional financeiro nacional brasileiro sofreu um dos maiores ataques hackers dos últimos tempos, né?
00:27Duas empresas que prestam serviços para bancos e fintechs dentro do sistema financeiro brasileiro tiveram aí montantes transferidos para contas de laranjas.
00:39Ainda não se sabe o tamanho do prejuízo, até porque a Polícia Federal abriu uma investigação pra analisar esse caso em conjunto com técnicos do Banco Central.
00:49O Banco Central oferecendo esse suporte à Polícia Federal pra eles saberem quem está por trás disso tudo e qual o tamanho do prejuízo disso tudo.
00:58Mas se sabe, até o momento, que isso chega ao patamar das centenas de milhões de reais que foram desviados de contas bancárias para contas de laranjas.
01:08O golpe foi extremamente sofisticado, então os hackers acessaram o sistema de software dessas empresas, depois eles penetraram na plataforma da BPM.
01:18A partir daí, eles conseguiram transferir grandes quantidades de montantes para os laranjas.
01:24E aí, esse montante ainda não foi confirmado exatamente pela Polícia Federal, mas estima-se que seja cerca de mais de um bilhão de reais.
01:34O Banco Central ordenou, na mesmo instante, o bloqueio imediato dos acessos das fintechs às plataformas comprometidas, também isolando ali os sistemas vulneráveis.
01:44A Polícia Federal já protocolou a abertura desse inquérito pra poder investigar quem está por trás disso, os responsáveis, pra evitar novas invasões ao sistema financeiro.
01:55E as autoridades garantem, então, que esse ataque já foi contido e que os pontos de vulnerabilidade foram corrigidos.
02:01Isso segundo as notas divulgadas pelo Banco Central e também a confirmação feita pela Polícia Federal, por uma fonte da Polícia Federal.
02:11Então, essas empresas, elas são provedores de tecnologias a esses bancos e essas fintechs e elas foram atacadas por esses hackers.
02:19Os hackers não atacaram o sistema nacional brasileiro como um todo, mas apenas essas duas empresas que prestavam esses serviços.
02:27E aí, esse prejuízo, ele é estimado em mais de um bilhão de reais e agora a Polícia Federal e o Banco Central estão fazendo toda essa investigação pra poder saber quem foram esses invasores e como que isso vai dar na justiça brasileira, porque eles terão de responder, Soraya.
02:45Obrigada, viu, Aline, pelas suas informações. Vamos seguir acompanhando esse caso.