Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • ontem
A comissão especial que analisa a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil pretende votar o texto até 15 de julho, antes do recesso parlamentar. Apesar do calendário apertado por conta de feriados e folgas, a primeira audiência já foi realizada e os parlamentares trabalham para concluir a análise dentro do prazo.
Reportagem: Marília Ribeiro

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/02dPCU-gN_w

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Seguimos com mais informações aqui da nossa reportagem nesta manhã, o líder do governo na Câmara dos Deputados, o José Guimarães, afirmou que o texto sobre a isenção do imposto de renda deve ser votado na comissão já nas próximas semanas.
00:13E a Marília Ribeiro tem mais detalhes pra gente a respeito desse assunto, pois não, Marília?
00:17Pois é, Nonato, essa declaração do líder do governo lá dentro da Câmara dos Deputados, José Guimarães, aconteceu nesta terça-feira lá mesmo na Câmara dos Deputados.
00:31De acordo com José Guimarães, a ideia é que esse texto seja votado na comissão especial ainda antes do recesso parlamentar, que começa já no próximo dia 18 de julho.
00:43O que a gente vai trazer agora, Nonato, é o seguinte, porque a princípio o parecer de Arthur Lira, que é o relator dessa proposta que pretende isentar as pessoas que recebem o valor de até 5 mil reais do imposto de renda,
00:55ele era pra ter sido apresentado na última sexta-feira, naquela semana onde o governo teve a derrota relacionada ao decreto do IOF, onde ele foi derrubado pelos deputados e também pelos senadores.
01:07Só que houve um adiamento. E o que José Guimarães afirmou? Segundo ele, esse adiamento foi feito, foi um pedido feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a Arthur Lira.
01:19E agora, Arthur Lira aguarda aí um sinal verde vindo aí do Ministério da Fazenda para a apresentação desse parecer.
01:27Então, a ideia é que esse parecer seja apresentado já nos próximos dias e a votação na comissão especial aconteça antes do recesso parlamentar.
01:37Agora, a análise e também votação por parte do plenário da Câmara dos Deputados, essa deve ficar mesmo só para agosto,
01:46quando os parlamentares retornam para Brasília para poder realizar os seus trabalhos aqui na capital federal, Nonato.
01:53A gente traz também que esse projeto da isenção do imposto de renda é uma proposta aí do governo do presidente Lula,
02:01antes mesmo dele ser eleito, foi uma promessa de campanha e agora ele quer colocar em prática.
02:08Tanto que ele já até colocou a ministra de Relações Institucionais, Glaise Hoffman, em campo para que ela possa fazer essa articulação justamente, Nonato,
02:17para que a derrubada do decreto do IOF, esse embate que está tendo aqui na Praça dos Três Poderes, entre o Legislativo e o Executivo,
02:25e agora envolvendo também o Judiciário, não venha contaminar esse texto da isenção do imposto de renda.
02:32Então, Glaise Hoffman vem trabalhando nessa articulação para que a votação desse projeto não venha a ser prejudicado por conta da derrubada do IOF.
02:41A gente vai saber se de fato vai ser prejudicado ou não nesses próximos dias, com a votação na comissão especial,
02:48mas no plenário da Câmara dos Deputados só vai acontecer mesmo na volta dos trabalhos no mês de agosto.
02:55Lembrando que, para que essas novas regras, caso o projeto seja aprovado, elas só começam a valer a partir de 2026.
03:02Por isso que o governo quer que ele seja aprovado ainda em 2025, Nonato.
03:07A conferir. Muito obrigado, Marília Ribeiro, em Brasília.

Recomendado