A Prefeitura de Jaboticabal, no interior de São Paulo, confirmou nesta segunda-feira (23) um caso de gripe aviária em uma ave marreca-cabocla. O animal foi deixado por uma mulher não identificada na FCAV (Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em 16 de junho. Reportagem: Danúbia Braga
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/WXCJNlkNePw
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Permanecemos aqui em São Paulo. A prefeitura de Jaboticabau, no interior, confirmou a existência do vírus H5N1, causador da gripe aviária em uma ave silvestre.
00:12A Danubia Braga está de volta e traz os detalhes pra gente.
00:15Exatamente, essa ave, um marreco da espécie cabocla, foi deixado por uma mulher ainda não identificada, nas dependências da faculdade veterinária da Unesp, de Jaboticabau.
00:32Com isso, portanto, não tem relação com grandes comerciais ou com a produção de alimentos.
00:40Mas, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Jaboticabau já instalou ali um comitê justamente pra tentar identificar essa mulher que teve contato com esse marreco.
00:51O marreco, a ave ali, passou por procedimentos junto aos veterinários, mas não sobreviveu.
00:56Com isso, foi levado, então, algumas amostras ao Instituto Adolf Lutz, que confirmou a presença de H5N1.
01:05Desde, então, a Prefeitura de Jaboticabau tem feito ali medidas sanitárias pra tentar identificar essa mulher.
01:12Faz até, inclusive, um apelo pra que ela ali compareça, então, aos órgãos da Prefeitura pra se identificar e também pra conseguir rastrear outras pessoas que possam ter contato, ter tido contato com essa ave.
01:26Bom, com isso, então, o Ministério da Agricultura, que já tinha, no último dia 18, anunciado ali um vazio sanitário, porque ficou 28 dias sem nenhum novo caso de gripe aviária, mantém esse cuidado.
01:40Mas a gente reforça que esse marreco é uma ave silvestre, portanto, não tem relação nenhuma com granjas comerciais.
01:47E esse era um cuidado do Ministério da Agricultura, pra que possa, então, retomar as exportações, as vendas de frango pra outros países.
01:56Por isso, teria comunicado a Organização Mundial da Saúde Animal, falando que agora o Brasil teve esse vazio sanitário, 28 dias sem nenhum caso de gripe aviária em granjas comerciais,
02:08pra que possa, então, retomar as vendas de frango e também de outros produtos que tenham ali qualquer relação com a avicultura.