A disparada nos preços globais do cacau tem estimulado o contrabando na Costa do Marfim, maior exportador mundial da commodity. Agricultores locais, porém, não se beneficiam do aumento, já que os preços são fixados pelo governo. O IA News desta sexta-feira (20) com Samy Dana detalhou mais sobre o assunto. Reportagem: Samy Dana
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/z_P3ABpoTqM
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Com o aumento do preço do chocolate, as principais regiões produtoras de cacau do mundo sofrem com um novo tipo de ameaça aos agricultores.
00:07Samidana.
00:09E a News Jovem Pan, com Samidana.
00:12O contrabando de cacau entre a Costa do Marfim e a Guiné tem aumentado devido à disparada dos preços do chocolate, alarmando produtores.
00:22A Costa do Marfim, maior exportador de cacau, enfrenta dificuldades com o controle estatal de preços, incentivando o contrabando.
00:32O preço global do cacau triplicou desde 2023, mas os agricultores marfinenses lucram pouco devido ao sistema de preços fixos.
00:40O contrabando afeta a rastreabilidade e a receita do país, enquanto a Guiné se beneficia, aumentando suas exportações sem expandir a produção interna.
00:52Texto, imagem e voz, gerados por inteligência artificial.