Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • há 5 dias
***

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Henrique Meireles defende Lula. Foi o depoimento de Henrique Meireles a Sérgio Moro, depoimento que durou apenas 15 minutos, em que o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, fez reiteradas vezes a mesma pergunta para que Henrique Meireles desse sempre a mesma resposta.
00:23Você vai ver essa, já viu todas. Vamos lá.
00:27Com esse cargo de ministro de Estado reportando-se diretamente ao ex-presidente Lula, o senhor em algum momento identificou alguma prática indevida do ex-presidente Lula?
00:41Por exemplo, ele comandar um esquema de corrupção nesse governo?
00:46A minha relação com o presidente Lula é totalmente focada em assuntos relativos ao Banco Central e à política econômica.
00:59E nesta interação, eu nunca vi ou presenciei nada que pudesse ser identificado como algo disto ou ilegal.
01:11Perfeito.
01:11Bom, ele fez essa pergunta e o Henrique Meireles disse que não sabia porque ele só conversava com o Lula sobre o Banco Central.
01:24Ele era o cara do Banco Central, não tinha nada a ver com a articulação de governo, com isso, com aquilo, nem entrava nisso.
01:30Aí, Cristiano Zanin Martins vai lá e pergunta de novo o quê?
01:35A mesma coisa.
01:36Vamos embora ver.
01:37O senhor tomou conhecimento de algum dado concreto que pudesse indicar que o governo do presidente Lula teria promovido a compra de apoio parlamentar,
01:50objetivando expandir a sua base parlamentar de apoio?
01:53Não, eu não tive conhecimento, inclusive porque as minhas presenças no Congresso diziam respeito exclusivamente a assuntos do Banco Central.
02:08E, elaborando um pouco mais, para ser absolutamente preciso, pode ter havido durante o período todo alguns momentos em que algum parlamentar possa ter pedido alguma audiência ao Banco Central
02:23para mencionar alguma situação específica de alguma coisa que interessasse diretamente ao Banco Central, mas em nenhum momento eu tive nenhum tipo de conhecimento ou interação com outros assuntos que não fossem aqueles de atividade direta do Banco Central.
02:43Então, a resposta é não.
02:44Você achou pouco?
02:46Aí começou o horário eleitoral gratuito, a parte do nunca antes na história deste país. Vamos ver.
02:58O senhor poderia dizer brevemente, quer dizer, a política macroeconômica adotada durante o governo Lula, aliada às estratégias de transferência de renda e aquecimento interno da economia,
03:14se isso gerou resultados positivos para o país?
03:24Sim.
03:24O grande fator daquele período foi, em primeiro lugar, a estabilização da inflação, a estabilização da economia brasileira.
03:41E é claro, claro, que não ia ter um depoimento, mesmo que dure só 15 minutos, sem uma briga dos advogados do Lula com o Sérgio Moro. Vamos lá.
03:54Então, pelos elementos que o senhor tem, quer dizer, o governo do presidente Lula foi um governo que trouxe benefícios ao país e não um governo que tenha buscado benefícios pessoais para os governantes e pessoas do alto escalão do governo.
04:18Não foi interferir essa pergunta, doutor, não uma pergunta apropriada, perguntando a opinião da testemunha e ela responde sobre fatos apenas.
04:26Eu louvo o interferimento de Vossa Excelência e gostaria de fazer o registro de que esse critério de Vossa Excelência se aplique também a todas as perguntas feitas,
04:37porque nós estamos ouvindo, acho que são já 69 testemunhas, em diversas oportunidades a defesa fez impugnação justamente com base nesse critério, ora adotado por Vossa Excelência.
04:49Mas eu respeito e louvo.
04:50A impressão é que a defesa fazendo propaganda política do governo anterior não é apropriada, aqui existe um objeto da acusação bem delimitado, então fica indeferida essa pergunta.
04:59Bom, propaganda política eu não estou fazendo, Excelência, até porque eu sou advogado e não cabe a mim fazer nenhum tipo de consideração de natureza política.
05:08Eu só estou enfrentando a acusação difusa que o Ministério Público lançou nos autos.
05:15Tem alguma pergunta sobre os fatos do processo, doutor, para testemunha?
05:18Até agora eu fiz perguntas sobre fatos que estão narrados na denúncia.
05:22Tem mais alguma pergunta sobre fatos do processo?
05:24Ministro, apenas para finalizar, o senhor teve conhecimento de algum elemento concreto que pudesse indicar a presença de uma estrutura criminosa de poder
05:45durante o governo do presidente Lula, que tivesse o presidente Lula como comandante dessa estrutura criminosa?
05:52Eu não tive acesso a nenhum tipo de informação sobre isso, inclusive, porque não era o papel do Bolsonaro.
06:01Bom, vou colocar esse pedacinho para vocês que são fãs do Moro. No fim, ele tirou uma casquinha.
06:10Sei que, mais uma vez, digo que sei que o tempo de V. Exª é muito valioso, mas o juiz também não tem perguntas à V. Exª.
06:18Teria perguntas sobre a economia, mas não é o momento apropriado, está fora do objeto do processo.
06:24Deixamos para uma outra oportunidade, eventualmente.
06:27Muito obrigado pela disponibilidade, V. Exª.
06:29Obrigado, doutor Moro, pra ser falado.
06:33Bom, isso foi o depoimento, tá?
06:40Não sei nem o que falar para vocês, porque assim, para que que serviu esse depoimento?
06:45Eu até agora não entendi, perguntei aí para uns juristas, ninguém até agora entendeu para que é que serviu o depoimento.
06:58Mas, enfim, né? Tem tanta coisa também que a gente entende no Brasil.
07:02Vai ser esse depoimento que eu vou querer entender hoje?
07:05Não é verdade?
07:05Mas, enfim, você tem o compacto aqui na TV Antagonista.
07:09Você que acompanha a TV Antagonista tem os melhores compactos da Lava Jato.
07:14Para você saber quando a gente posta um compacto novo, tem que se inscrever aqui, ó.
07:19Youtube.com.br
07:20O Antagonista.

Recomendado