A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento Mounjaro para tratamento de obesidade e sobrepeso. A resolução publicada nesta segunda (9/6) permite indicação do Mounjaro para obesidade, desde que ela esteja associada a pelo menos uma comorbidade.
00:00A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o uso do medicamento Monjaro para o tratamento de obesidade e sobrepeso.
00:07O remédio, fornecido em forma de caneta autoinjetável, já havia sido aprovado em setembro de 2023 pela Anvisa para o tratamento de diabetes tipo 2.
00:16A resolução publicada nessa segunda permite a indicação do Monjaro para a obesidade desde que ela esteja associada a pelo menos uma comorbidade.
00:24O Monjaro melhora o controle da taxa de açúcar no sangue e do peso de pacientes adultos com diabetes tipo 2, aliado a dietas e exercícios.
00:32Seu princípio ativo, a tirzepatida, é um agonista dos receptores GIP e GLP-1, que são hormônios naturais gerados no intestino e encontrados em áreas do cérebro humano importantes para a regulação do apetite.
00:44Os preços dos medicamentos vão variar de acordo com a dosagem. Em farmácias, os preços máximos serão de 1.907,29 para 2,5 gramas e 2.384,34 para 5 gramas.
00:57Vale ressaltar que a partir de 23 de junho de 25, a venda do Monjaro e outros agonistas do GLP-1, como o Zempic e o IGOB, exigirá a retenção de receita médica em farmácias e drogarias, assim como ocorre com os antibióticos.
01:10Essa medida visa controlar o uso desses medicamentos.
01:14Em nosso site, você encontra mais informações sobre esse assunto. Eu vou deixar o link de uma matéria relacionada aqui embaixo.
01:20E siga a gente no WhatsApp, para receber em primeira mão notícias importantes para o seu dia.