Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 10/06/2025
Especialistas apontam causas como herança genética, sedentarismo e até uso precoce de cosméticos.
--------------------------------------
🎙️ Assista aos nossos podcasts em
http://tribunaonline.com.br/podcasts

📰 Assine A Tribuna aqui
https://atribunadigital.com.br/assinatura/

💻 Fique bem informado com as notícias do Brasil e do Mundo aqui
https://tribunaonline.com.br

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Agora o tema é saúde. Você sabia que o uso de telas de forma excessiva pode atrapalhar no desenvolvimento das crianças e até desencadear uma puberdade precoce? Vamos entender melhor na reportagem.
00:14A Liliane tomou um susto quando percebeu mudanças no corpo da Luísa aos seis anos. Os seios da filha começaram a crescer.
00:22Ela tomava banho com uma supervisão nossa, ela estava se escondendo, né? E aí eu fui procurar e falei, filho, o que está acontecendo? E aí ela acabou me mostrando, falou, mãe, está nascendo um bibi aqui, né? E aí a gente, a partir daí, fomos buscar conhecimento.
00:37Luísa teve puberdade precoce, que é o desenvolvimento sexual antes da idade adequada, oito anos para meninas e nove anos para meninos.
00:46As causas podem ser diversas, de genética ao estímulo da liberação de hormônios. Nesse caso, alguns fatores contribuem.
00:54Falta de exercício que leva à obesidade, sedentarismo, muito tempo de tela, inclusive à noite, essa tela mexe com a produção de melatonina, a falta de sono.
01:04E você tem alguns produtos também, essas substâncias, elas podem estar nos alimentos ou em produtos como maquiagens que as meninas usam.
01:13Meninos e meninas podem apresentar os mesmos sinais físicos que indicam transição do corpo.
01:20Crescimento mais rápido do que o normal, aparecimento de pelos pubianos e nas axilas, além de acne ou pele oleosa.
01:28A principal diferença está no desenvolvimento das mamas, para elas, e no aumento dos testículos e pênis, além da voz mais grossa para eles.
01:37E tudo isso pode ser retardado com o uso de injeções.
01:40Existem hormônios, existem remédios que bloqueiam a puberdade, para que a criança não amadureça antes da hora.
01:46Então você consegue segurá-la até a idade adequada de puberdade e, após isso, fazer o acompanhamento até o final do crescimento da criança.
01:53Um dos problemas da puberdade precoce, principalmente para as meninas, é a perda de estatura óssea.
02:00Isso significa que, quando as meninas entram na puberdade, elas param de crescer.
02:04Como a Luísa fez o tratamento, ela atrasou a puberdade, levanta aqui, Luísa, e ela não perdeu nada de estatura óssea.
02:121,61m com 11 anos, quase da minha altura.
02:16É, joga basquete.
02:18Jogo, vôlei.
02:20Estou feliz.
02:21Vamos continuar falando sobre esse tema.
02:25A gente tem aqui ao vivo a endocrinologista pediatra, a doutora Tatiana Geneliu.
02:30Boa noite, doutora.
02:31Obrigada.
02:31Boa noite.
02:32Por nada.
02:33Obrigada pelo convite.
02:35Doutora, eu achei muito interessante e eu queria esclarecer.
02:38O que que influencia mais para que aconteça essa puberdade precoce, né?
02:43É uma questão genética, é não praticar atividade física, eu achei interessantíssima essa questão da maquiagem, do esmalte, tudo isso influencia?
02:52Então, são vários fatores, né, que podem influenciar.
02:56A gente sabe que tem hoje, a gente já tem causas genéticas que explicam os quadros de puberdade precoce, principalmente em algumas famílias, isso se repete, o quadro se repete.
03:06Mas a gente sabe também hoje que a gente chama esses fatores, né, a maquiagem, o creme, às vezes os esmaltes, a gente chama de disruptores endócrinos.
03:16São substâncias que podem modificar a nossa fisiologia normal e aí causando algumas mudanças endócrinas no nosso corpo, inclusive a puberdade precoce.
03:27Então, uma mãe, uma tia não deve passar a própria maquiagem numa criança?
03:33A gente deve evitar, hoje a gente vê que as crianças, né, têm muito acesso às informações, então elas querem passar maquiagem pra ir pra escola, cada vez mais a gente atende crianças que querem passar, né, maquiagem pra escola.
03:48Então, a gente deve evitar esses produtos em crianças, né, em geral e se a gente for usar, a gente pode permitir esse uso ocasional usando principalmente produtos adequados pras crianças.
04:00Deve evitar os produtos de adulto em crianças.
04:04Agora, e com relação à tela, né, fica muito no celular, no computador e por que que isso tem a ver com a puberdade precoce?
04:13Então, a tela, como um todo, tá trazendo diversos problemas de saúde e aí a gente vê também que a tela tá associada a maior sedentarismo, ganho de peso nas crianças e essas crianças têm uma tendência a ter uma puberdade mais precoce.
04:30Entendi. Então tem que praticar atividade física.
04:32Praticar atividade física é muito importante.
04:35Entendi.
04:35É um estímulo. E o controle da tela, né, então a gente tem um controle tanto do tempo de tela e do que as crianças também estão acessando na tela.
04:44Agora, tem tratamento, né, o pai ou a mãe que perceberia o que na criança e como ela procura tratamento?
04:50Então, os sinais e sintomas, a gente vai depender um pouquinho no menino e na menina, eles, né, a menina principal sintoma vai ser o aparecimento das mamas e o menino o aumento do volume testicular, do testículo.
05:06Então, eu falo sempre que pros meninos, às vezes, esse diagnóstico é mais difícil, porque aumento testicular, os pais não sabem.
05:15Então, ser uma criança que tá muitas vezes muito saudável, também não vai frequente ao pediatra.
05:21E aí, outros sinais também que a gente vai prestar atenção é o cheirinho debaixo do braço, o pelo axilar, o pelo na região pubiana.
05:31Eu falo muitas vezes que até as mudanças de comportamento, essas crianças normalmente, elas ficam mais envergonhadas, retraídas.
05:41Então, isso pode ser um sinal que os pais também podem perceber.
05:44E elas ficam com vergonha e não querem falar nem para os pais que, né, tá aparecendo um pelinho ali, onde não deveria aparecer ainda.
05:52E aí, procura o médico, procura diretamente o pediatra.
05:55O ideal é que esses pais procurem o pediatra e aí o pediatra vai direcionar, vai avaliar e vai direcionar essa criança para um endocrinologista pediátrico, para avaliação.
06:08E aí, a gente vai ver se tem realmente esse início de puberdade antecipada, fora da idade apropriada.
06:17Aqui nas meninas a gente fala que isso acontece a partir de oito anos e nos meninos normalmente nove, nove anos e meio.
06:25Então, a gente vai investigar, realizar uma investigação, confirmar o quadro e realizar o tratamento.
06:32Entendi, tá ótimo.
06:33A rede pública oferece esse tratamento, doutora?
06:35Sim, a gente tem, né, o médico na rede pública para ser encaminhado, vai ser avaliado e a gente tem hoje o tratamento pela rede pública.
06:46Não é um tratamento tão simples, porque são injeções que a gente realiza e essas injeções, elas são mensais ou trimestrais ou até semestrais,
06:56que dão mais conforto, também dão mais garantia de tratamento, quando a gente faz uma medicação de ação mais longa.
07:04E também a gente tem disponível esse tipo de tratamento na rede pública.
07:09Legal, ou seja, tem solução, tem tratamento, é só os pais ficarem de olho, os avós, vocês ajudam muito, né, doutora?
07:15Com certeza, né?
07:16Para que tenha uma evolução mais saudável. Obrigada, viu, doutora?
07:19Por nada. Obrigada a vocês.

Recomendado