Os Estados Unidos colocaram em prática a partir desta quarta (04) o decreto que dobra as tarifas sobre o aço e alumínio importados pelos pais para 50%. A medida teve impacto imediato no Brasil, que é o segundo maior fornecedor do mercado norte-americano.
Assista ao programa completo: https://www.youtube.com/watch?v=vgszNSINC_U
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O decreto que dobra as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio começou hoje gerando impacto para as exportações brasileiras.
00:09Nosso microfone internacional, Luca Bassani, trazendo todos os detalhes sobre essa nova decisão do presidente Donald Trump.
00:17Bem-vindo, Luca. Bom trabalho.
00:19Boa noite a você, Tiago. A todos que nos acompanham.
00:22Então, como você bem disse, o presidente dos Estados Unidos decidiram subir a alíquota dos produtos relacionados ao aço e alumínio para todas as importações que chegam aos Estados Unidos.
00:34Inicialmente já havia sido praticada a tarifa de 25% e agora subiu para 50% a todos aqueles países que quiserem vender essas duas commodities aos norte-americanos.
00:47Por que isso é importante para nós brasileiros?
00:49Porque o Brasil é o segundo maior fornecedor do mercado estadunidense e isso faz com que agora os nossos produtos cheguem nos Estados Unidos com um preço maior para as empresas e o consumidor final.
01:03O que provavelmente ocasionará uma dificuldade neste comércio que representa vários bilhões de dólares por ano, já que o Brasil exporta cerca de 4 milhões de toneladas anuais aos Estados Unidos.
01:18Agora abrem-se os processos de tratativas econômicas, muitas delas negociadas bilateralmente para tentar uma isenção ou até mesmo uma redução desta alíquota por parte dos Estados Unidos.
01:32O presidente Donald Trump ele alega que é um setor fundamental e estratégico para a reindustrialização dos Estados Unidos e que determinados países estariam tirando vantagem do país por isso mesmo que justifica este aumento.
01:46Vamos ver qual será a resposta do Brasil se encaminhará para a reciprocidade também taxando os produtos norte-americanos dessa mesma natureza ou se simplesmente vai tentar investir na diplomacia para conseguir uma situação mais favorável em relação a isso.