O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (3/6) um decreto aumentando as tarifas sobre aço e alumínio para 50%. No último dia 31 de maio Trump anunciou que iria duplicar as tarifas à importação de aço e de alumínio para defender a produção nacional. O Canadá é o maior fornecedor de aço, seguido pelo Brasil e México.
00:00O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira um decreto que aumenta as tarifas sobre as importações de aço e alumínio, de 25% para 50%, por considerar esses dois setores estratégicos.
00:13O decreto especifica que as novas tarifas vão entrar em vigor nesta quarta-feira.
00:18Desde que retornou à presidência em janeiro, Trump impôs tarifas generalizadas a aliados e adversários, medidas que abalaram a ordem comercial global e agitaram os mercados financeiros.
00:30O republicano também impôs tarifas aduaneiras de 25% a produtos específicos, como o aço, o alumínio e os automóveis.
00:38Em 2024, os Estados Unidos importaram cerca de metade do aço e alumínio utilizados no país.
00:44O Canadá é o maior fornecedor de aço, seguido pelo Brasil e México, com produtos destinados a outras indústrias, como automotivo e construção civil.
00:54A Argentina é a sexta maior fornecedora de alumínio.
00:56A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, reduziu nesta terça a previsão anual de crescimento econômico mundial,
01:05devido às tensões comerciais e às incertezas provocadas por Donald Trump, que terão impacto na economia americana.
01:12A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, reduziu nesta terça a previsão de crescimento econômico.
01:17A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, reduziu nesta terça a previsão de crescimento econômico.