O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) "nunca" cogitou a possibilidade de dar um golpe de Estado para reverter sua derrota eleitoral contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta sexta-feira (30) o governador de São Paulo e ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
00:00O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, prestou depoimento nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal.
00:07Ele foi ouvido no julgamento de golpe de Estado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro,
00:12acusado de tentar tramar sua permanência no poder, apesar da derrota para Lula em outubro de 2022.
00:18Em Brasília, o ex-ministro do governo de extrema-direita afirmou que o ex-presidente nunca cogitou a possibilidade de qualquer tentativa de ruptura constitucional.
00:26O governador de São Paulo acrescentou que, no final do ano de 2022, Bolsonaro estava triste, resignado e com problemas de saúde após a derrota eleitoral de outubro.
00:37Em outro depoimento da defesa nesta sexta-feira, o senador Ciro Nogueira também rejeitou as acusações contra o ex-presidente,
00:43de quem foi ministro da Casa Civil, e afirmou que o líder de extrema-direita, em hipótese nenhuma, demonstrou intenções golpistas.
00:51O STF ouviu cerca de 50 testemunhas, incluindo membros do alto escalão das Forças Armadas, ex-ministros, policiais e agentes de inteligência.
01:01As audiências serão encerradas na segunda-feira e o ex-presidente e os outros sete réus prestarão depoimento na próxima fase.
01:09Bolsonaro enfrenta penas de aproximadamente 40 anos de prisão pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado, entre outros.
01:18Tarsísio é um forte candidato para as eleições de 2026, visto como possível sucessor de Bolsonaro, inelegível até 2030.