Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 18/05/2025
Começa, na próxima segunda-feira (19), a primeira das audiências das testemunhas na ação no Supremo Tribunal Federal (STF) da suposta tentativa de golpe de Estado. Oito réus, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, integram o grupo, que segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), teria coordenado o plano anti-democrático.

Assista ao programa completo:
https://youtube.com/live/fcPMCsrQUyQ?feature=share

Canal no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Threads:
https://www.threads.net/@jovempannews

Kwai:
https://kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#FastNewsJP

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00E amanhã começa a primeira das audiências das primeiras testemunhas na ação de uma suposta tentativa de golpe de Estado.
00:06Quem tem mais detalhes é a Janaína Camelo.
00:09O Supremo Tribunal Federal começa nesta segunda-feira a ouvir as primeiras testemunhas na ação penal contra os réus do chamado núcleo crucial em uma tentativa de golpe de Estado.
00:20Oito réus, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, integram este grupo que, segundo a Procuradoria-Geral da República, teria coordenado o suposto plano antidemocrático, tendo Bolsonaro como líder.
00:32As defesas dos oito réus ao todo indicaram 82 testemunhas.
00:37As audiências marcadas para esta segunda-feira são de cinco testemunhas de acusação que foram arroladas pela Procuradoria-Geral da República e também do governador do Distrito Federal, Ibanez Rocha, como testemunha de defesa de Anderson Torres.
00:54Todas as audiências vão acontecer por videoconferência e serão conduzidas por um juiz auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, com a presença também de um representante do Ministério Público.
01:07Inicialmente eram seis as testemunhas de acusação, mas na última sexta-feira a PGR comunicou que estava desistindo de inquirir o governador do DF, Ibanez Rocha.
01:17Não foi informado o motivo.
01:19A pedido do governador, Moraes manteve a oitiva de Ibanez para testemunhar como defesa de Anderson Torres, já que ele já estava arrolado pela defesa do ex-ministro.
01:30As cinco testemunhas de acusação que serão ouvidas nesta segunda-feira são o general Freire Gomes, ele foi comandante do exército na gestão de Bolsonaro, o almirante Batista Júnior, que foi comandante da Força Aérea no governo Bolsonaro,
01:44Eder Balbino, dono de uma empresa de tecnologia da informação que pode ter auxiliado na produção do estudo que levou o PL a contestar as urnas eletrônicas.
01:55Clebson Vieira e Adiel Alcântara, ambos ex-diretores da Polícia Rodoviária Federal e trabalharam com Silvinei Vazquez, ex-diretor-geral da PRF.
02:07Eduardo Maurício, você que também é advogado criminalista, o que esperar dessas audiências que começam a partir de amanhã no STF?
02:15É, agora vamos ver o que as testemunhas vão dizer. Obviamente, a ação penal em trâmite tem que provar que os indícios de autoria delitiva e, obviamente, a prática do crime se corroborem nessa ação penal.
02:32A prova tem que ser reproduzida. Obviamente, todos os envolvidos têm o direito ao contraditório, à ampla defesa, à busca da verdade real dos fatos e ao devido processo legal.
02:44Porém, sem sombra de dúvida, sabemos o peso desse tipo de processo, afinal, aí envolve o suposto golpe de Estado e até mesmo o atentado face à democracia brasileira.

Recomendado