00:00Ramiro, recentemente a gente tem visto um movimento de muitos jogadores vindo, craques assim, da Europa para os Estados Unidos.
00:07A gente viu aí Messi, Soares, que não foi direto da Europa para os Estados Unidos, ele passou no Grêmio, no Nacional.
00:14Busquets, Jordi Alba, Loris, Rois, diversos jogadores que vêm da Europa para os Estados Unidos.
00:20E também até jovens promessas brasileiras que a gente não estava muito acostumado a ver lá nos Estados Unidos.
00:26E agora estão até surgindo muitos aí na MLS, né?
00:29Como você enxerga esse movimento? Por que você acha que cada vez mais esses jogadores estão se atraindo pela Liga Norte-Americana?
00:37Cara, acho que a Liga tem feito um investimento muito alto, né?
00:40Eu acho que esse é o ponto principal para jovens jogadores, no meu modo de entender.
00:47E para jogadores com mais rodagem, já com uma idade um pouco mais avançada, eu acho que a galera tem procurado mesmo a qualidade de vida, né?
00:55Aqui, enfim, tem diversas cidades aqui, onde tu encontra uma qualidade de vida para a tua família, tem menos jogos na Liga, né?
01:04Isso também pesa bastante.
01:06Então, a gente acaba ficando mais tempo em casa, não tem concentração quando o jogo é em casa, só tem concentração e viaja um dia antes quando o jogo é fora.
01:15Então, acho que esses detalhes favorecem muito a quem está fora, a jogadores com um pouco mais de rodagem e de grande renome mundial a estarem escolhendo estar nessa Liga.
01:27E os jovens jogadores, no meu modo de entender, é a parte financeira, assim, os clubes aqui têm dinheiro para fazer aporte de compra e para fazer um aporte salarial interessante.
01:39E aqui tu encontra estrutura para trabalhar, tu encontra um clube organizado, tu encontra uma liga organizada, uma liga que tem regras e onde as regras se cumprem.
01:48Tu encontra os clubes também com uma organização fantástica, tu encontra a estrutura de trabalho, de academia, de campo, de departamento médico, muito legal.
01:57Então, acho que essa estrutura, essa infra, estádios cheios, estádios muito legais, estruturas incríveis, assim, então a gente se sente realmente jogando uma competição em uma liga de alto nível.
02:10Então, acho que isso é o que tem feito com que muita gente tenha escolhido essa liga para vir ou mais na parte final da carreira ou, de fato, no início da carreira para jovens jogadores.