Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 14/05/2025
A abertura simultânea de cinco novos mercados pela China para produtos do agronegócio brasileiro é um recorde, com potencial para alavancar negócios que podem alcançar US$ 20 bilhões. Confira com Mariana Grilli.

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/b8n5R0Y7H5Q

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Hora H do Agro, oferecimento. Meteor da Volkswagen Caminhões e Ônibus, mas pode chamar de meteoro da paixão.
00:10Os acordos comerciais assinados entre Brasil e China podem contribuir com cerca de 20 bilhões de dólares para o agronegócio brasileiro.
00:19Destaque para a comentarista e apresentadora do Hora H do Agro, Mariana Grille.
00:23O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu a viagem bilateral a Pequim nesta terça-feira com a assinatura de 36 novos acordos com a China.
00:34Durante a visita oficial, o governo brasileiro firmou com os chineses a autorização para exportar cinco novos produtos ao país asiático.
00:42Os protocolos de abertura de mercado permitem que o Brasil possa vender carne de pato, de peru, miúdos de frango, grãos derivados da indústria do etanol de milho, conhecido como DDG, e farelo de amendoim para a China.
00:58O Ministério da Agricultura estima que os novos mercados abertos representam um potencial comercial de até 20 bilhões de dólares.
01:08No caso do mercado de DDG, o Brasil já vinha tentando destravar essa comercialização há anos e agora, com este novo acordo, isso significa que o agro brasileiro, além de exportar o milho commodity em grão, também passará a comercializar o produto com um valor agregado para os chineses.
01:29Isso refletiu na indústria do milho e do etanol, para o presidente executivo da União Nacional do Etanol de Milho, conhecida como UNEM, o presidente Guilherme Nolasco.
01:40Para ele, é um fato histórico para o setor.
01:43Quem também se pronunciou pela perspectiva dos biocombustíveis e como esse acordo bilateral é favorável para ambos os lados, é a única, a união da indústria da cana-de-açúcar e bioenergia.
01:57Dentre os anúncios do governo federal, está previsto o investimento chinês de 1 bilhão de dólares para a produção de combustível sustentável de aviação, conhecido como SAF, no Brasil,
02:11e a assinatura de um memorando de entendimento com o objetivo de ampliar as exportações de etanol para o país asiático.
02:19Para a entidade, para a única, esses movimentos refletem a confiança internacional no modelo brasileiro de bioenergia, a pauta de transição energética muito consolidada no país.
02:32Isso vem sendo construído pela participação e pela articulação tanto do governo com as instituições de pesquisa, desenvolvimento e o setor produtivo.
02:41Entre os acordos assinados pelos governos brasileiros e chinês, também está o memorando de entendimento entre 2025 e 2030 sobre cooperação em agricultura familiar, moderna e mecanização agrícola.
02:56O documento prevê a cooperação em cinco aspectos principais.
03:01Pesquisa, testes, desenvolvimento, formação e parcerias comerciais olhando para esse tipo de agricultura familiar.
03:09O memorando entrou em vigor nesta terça e terá um prazo de validade de cinco anos.
03:15Aqui de Brasília, de onde eu falo, nós vamos continuar acompanhando a repercussão dos novos acordos relacionados ao setor de milho,
03:24pois nesta quarta-feira acontece o congresso da Abramilho, a Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo.
03:31E tem presença confirmada, inclusive, do vice-presidente Geraldo Alckmin.
03:35Então, para você entender mais sobre o agronegócio e como o setor tem em relação com a nossa vida,
03:41nós te convidamos a assistir o Hora H do Agro, neste sábado, às cinco da manhã.

Recomendado