Milhares de pessoas foram às ruas da Alemanha neste domingo para exigir a proibição do partido Alternativa para a Alemanha (AFD) depois que o serviço de inteligência o classificou como um “grupo extremista”.
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/ke9wQ-nvoKs
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Milhares de pessoas saíram às ruas em mais de 60 cidades da Alemanha para exigir o banimento do partido de extrema-direita, alternativa para o país.
00:10Reportagem de Grieco Holtz.
00:13A mobilização nacional ocorreu após o Serviço de Inteligência do país classificar oficialmente a legenda como um grupo extremista de direita,
00:21que representa uma ameaça à democracia, decisão que foi temporariamente suspensa após recurso do partido na justiça.
00:27Em cidades como Berlim e Hamburgo, os protestos foram organizados pelo coletivo Juntos contra a Direita
00:33e reuniram cidadãos preocupados com a ascensão do partido, que obteve 20% dos votos nas últimas eleições parlamentares.
00:41Com a AFD, um partido racista, antissemita e fascista se aproxima do centro do poder.
00:47Não há mais desculpas. Vamos banir a AFD agora, declarou Luiz, integrante do grupo civil AFD-Verbott, durante discurso em Berlim.
00:55O professor de Direito, Florian Maynell, afirmou que apenas a classificação do partido como anticonstitucional não é suficiente.
01:03Estamos aqui porque queremos expressar o desejo da maioria neste país, mas isso não basta. Precisamos de ações concretas.
01:10A pressão popular vem dias antes da posse do novo chefe de governo alemão, Friedrich Merz,
01:15que lidera uma coalizão de conservadores e social-democratas.