Expectativa alta para o início do conclave, marcado para o dia 7 de maio. Nesta terça-feira, o Vaticano confirmou que dois cardeais não participarão por problemas de saúde, enquanto o italiano Angelo Becciu, condenado em 2023 pelo Tribunal Penal do Vaticano, anunciou que desistiu de participar da eleição do próximo papa.
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00O Vaticano informou nesta terça-feira duas ausências no conclave, que vai eleger o sucessor do Papa Francisco a partir da próxima semana.
00:08Após a confirmação que um cardeal bósnio e outro espanhol não estarão presentes por motivos de saúde, serão 133 religiosos com direito a voto.
00:17A Santa Sé não confirmou as identidades dos ausentes, mas a Conferência Episcopal Espanhola informou que um deles era Antônio Canizares, de 79 anos, arcebispo de Valência.
00:28Também nesta terça, o cardeal italiano Angelo Becchio, que já foi uma das figuras mais poderosas do Vaticano, comunicou que vai obedecer a decisão da igreja de vetá-lo do conclave.
00:39Ex-assessor de Francisco, ele chegou a ser considerado um dos nomes favoritos para assumir a liderança da igreja católica, mas foi condenado por desvio após uma operação imobiliária em Londres.
00:49O italiano se diz inocente e insistia que deveria fazer parte da escolha do próximo santo padre, mas dois documentos assinados por Francisco confirmam que ele não poderia participar.
01:01Os cardeais têm se reunido diariamente a portas fechadas na Sala Paulo VI do Vaticano, como fizeram nesta terça, desde a morte do primeiro pontífice latino-americano, em 21 de abril, aos 88 anos.
01:14Aqueles com menos de 80 anos têm direito a votar na eleição do novo papa, que começa em 7 de maio na Capela Sistina. Inicialmente eram 135 de 252.
01:25O novo líder da igreja católica é eleito com pelo menos dois terços dos votos.
01:31Durante o processo, os votantes não terão acesso a seus celulares, à internet ou à imprensa, até que a fumaça branca anuncie o abemos pápalo.