F1 2023 em LAS VEGAS: tudo sobre a CORRIDA | Briefing

  • há 6 meses
O treino livre 1 do fim de semana do GP de Las Vegas teve pouco mais de dez minutos de pista, bandeira vermelha de oito mais minutos e o cancelamento subsequente. O motivo foi uma tampa de bueiro, que trombou e fez a Ferrari de Carlos Sainz levar a pior.

Após as primeiras voltas de reconhecimento e percepção de que havia quase nada de aderência na pista, os tempos cronometrados começavam a aparecer. Foi nesse momento, com pouco mais de 12 minutos de treino, que a bandeira vermelha apareceu. Sainz estava parado na pista.

Demorou um pouco até que ficasse claro que o piloto teve encontro com uma oscilação enorme, que danificou o carro. Inicialmente, porém, não se sabia do que se tratava. Quando veio a informação completo, chegou logo com o complemento: tratava-se de uma tampa de bueiro, e o treino estava cancelado.

Fórmula 1 e FIA têm cada uma a sua cota de decisões contestáveis e dias que gostariam fazer todo mundo esquecer. Mas o que aconteceu na madrugada desta sexta-feira (17) se aproximou de uma chacota no já por natureza bufão GP de Las Vegas. O relógio local apontava 2h30min (7h30 de Brasília, GMT-3), quando finalmente o treino livre 2 começou. E Charles Leclerc foi o líder, mas pouco importou o que aconteceu na tabela de tempos.

O motivo pelo atraso foi segurança. Durante o TL1, após cerca de dez minutos de bandeira verde, Carlos Sainz se chocou contra uma tampa solta de bueiro na reta e destruiu a parte inferior do carro, causando bandeira vermelha e, em seguida, o cancelamento do treino após apenas alguns minutos. Esteban Ocon também bateu ali e danificou gravemente o chassi, que teve de ser mudado.

Começou, então, uma força-tarefa entre FIA, F1 e organização da prova para analisar todos os bueiros da pista e trabalhar ativamente em 30 destes para adequá-los às necessidades de segurança no traçado.

“Após a inspeção, detectamos que foi o molde de concreto que cerca a tampa do bueiro que falhou. Temos de checar todos os outros bueiros, o que vai levar algum tempo”, afirmou A FIA em comunicado àquela altura.

O TL2 começou a ser assunto. Decisão inicial foi aumentar a sessão em 30 minutos, para 1h30min, tentando compensar o cancelamento do TL1. Mas a atividade foi adiada e empurrada da 0h local (5h de Brasília) para 2h. Depois, 2h15; aí, 2h30. Como a F1 deveria entregar a pista para voltar a fazer parte da convivência diária de Las Vegas às 4h, o horário ficou apertado.

No meio da busca por realizar o TL2 e sem tempo para escoar as pessoas antes das 4h, a organização decidiu esvaziar as arquibancadas antes do TL2 e realizar o treino sem público. Faltava saber se haveria, de fato, o treino. E teve, mesmo com gente mexendo nos buracos até instantes antes da bandeira verde. Mas, completamente perdida no personagem, a F1 expulsou até mesmo os fotógrafos após metade do treino.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Las Vegas de Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, o TL3 está marcado para as 1h30 (GMT-3)

Recomendado