TRETA VERSTAPPEN X RUSSELL NA CORRIDA SPRINT DA F1 NO AZERBAIJÃO | Briefing
  • há 11 meses
Era possível mesmo a Ferrari segurar a pole-position, ainda que numa corrida mais curta, para superar a Red Bull até a bandeira quadriculada? Havia pessimismo mesmo após duas poles seguidas, mas a corrida sprint deste sábado (29), mostrou que é quase impossível. Charles Leclerc largou bem e fez o que dava, mas Sergio Pérez contou com a força da Red Bull e deixou o monegasco para trás para vencer no Azerbaijão.

De fato, Leclerc fez o que era possível. Largou e relargou bem, após uma intervenção do safety-car e impôs o ritmo que a Ferrari permitia nas primeiras voltas. Quando Pérez pôde finalmente usar a asa móvel, as coisas mudaram. Na oitava de 17 voltas, ultrapassou na reta dos boxes e, aí, controlou o restante para vencer sem maiores problemas.

Max Verstappen não entrou na briga. Na verdade, bastante o contrário: foi ultrapassado por George Russell após a largada, na terceira curva, com direito a um toque dos dois. O líder do campeonato não gostou. Na relargada, entretanto, imediatamente tirou George da frente.

Russell ficou mesmo em quarto. Quem também se deu bem na relargada foi Carlos Sainz, que atacou Lewis Hamilton, passou e fez o heptacampeão segurar a onda para evitar um acidente. Fernando Alonso aproveitou, foi no embalo do compatriota e tomou o sexto posto. Hamilton perdeu as duas posições e não teve reação. Lance Stroll foi o oitavo e fechou a lista de pontuadores.

A intervenção do safety-car foi causada por confusão da incompreensível da AlphaTauri. Logo no começo, Yuki Tsunoda arrastou o carro no muro da curva 15 e perdeu um pneu, que ficou pela pista, além de quebrar a asa dianteira e, muito provavelmente, outros componentes do carro. Após andar até os boxes, a equipe italiana achou melhor mudar o que era preciso e devolver Yuki à pista. Só que, assim que saiu, estava claro que o carro não tinha condições. Tsunoda teve de dar uma volta inteira em baixa velocidade, causando o safety-car.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 8h (de Brasília, GMT-3).
Recomendado