O Povo Brasileiro - Ep. 08/10: Brasil Sulino

  • há 4 anos
O Povo Brasileiro

Ep. 08/10: Brasil Sulino

O “Brasil Sulino” se inicia com o encontro dos jesuítas com os povos indígenas, na busca da “Terra sem Males”, que acabaria se transformando nas Missões. A crítica de Judith Cortesão é dura e correta: para juntar a conquista espiritual à territorial, constrói-se uma das mais violentas estratégias de lavagem cerebral, desestruturando totalmente a cultura e as tradições indígenas, a ponto de torná-los incapazes até mesmo de se defenderem. Desses índios desaculturados, do gado espanhol que prolifera pelos pampas, dos brancos pobres que irão “tocá-lo” sairá o que hoje seria um peão: o gaúcho, sem fronteiras, caminhando para onde o gado o leva.
Novas levas de migrantes chegarão com novas culturas: os açorianos; os portugueses do Norte, que trarão para o Sul do Brasil a tradição dos “faxinais”, de origem Celta. Pouco a pouco, na medida em que caminham desbravando novos pastos, os gaúchos serão substituídos pelos negros. Finalmente, será a vez dos italianos, alemães e poloneses, muitos até hoje arredios à tradição de miscigenação que demarca a história do País. É o que Darcy chama, jocosamente, de “a gringalhada que caiu lá como uma onda”. Em meio a tudo isso, Lupicínio Rodrigues e a gravação feita por Marcus Pereira, na Coleção da Região Sul, do “Boi Barroso” tocado pelo velho Mondadori.
Aqui, não há como evitar o plural. Impossível falar, a propósito dessa área cultural, da existência de um modo de vida ou de uma visão de mundo. O traço distintivo do Brasil Sulino, no conjunto brasileiro de civilização, é justamente a sua heterogeneidade. Se a região se distingue da totalidade das demais áreas culturais brasileiras - e já desde o início, pois aqui não se impôs a matriz tupi, e sim a guarani, que está na origem da figura do gaúcho -, a sua diversidade interna é também notável, indo da roda do chimarrão ao bilinguismo de núcleos populacionais ainda presos a matrizes europeias. O programa Brasis Sulinos deverá mostrar tal heterogeneidade através da reconstrução da formação histórica e da exibição de desdobramentos atuais das três principais vertentes que compõem o panorama local: a vertente "mauta", de origem principalmente açoriana, dispondo-se no trecho do litoral que segue do Paraná para o sul a vertente "gaúcha", de base ibero-guarani e a "formação gringo-brasileira dos descendentes de imigrantes europeus, que formam uma ilha na zona central" (Darcy Ribeiro), onde ainda é possível encontrar o cultivo de tradições tipicamente europeias e o emprego de um que outro idioma estrangeiro como língua doméstica.

Título: O Povo Brasileiro
Ano de produção: 2000
Direção: Isa Grinspum Ferraz
Elenco: Chico Buarque, Gilberto Gil, Luiz Melodia, Darcy Ribeiro, Antonio Candido, Tom Zé, Aziz Ab´Saber, Judith Cortesão

#açoriano #alemães #brasil #europeus #gaúcho #guarani #heterogeneidade #indígenas #italianos #jesuítas #mauta #migrantes #miscigenação #negros #pampas #poloneses #portugueses #sulinos

Recomendado