O Povo Brasileiro - Ep. 07/10: Brasil Caipira

  • há 4 anos
O Povo Brasileiro - Ep. 07/10: Brasil Caipira

“Brasil Caipira” começa com uma breve citação de Oswald de Andrade, e é claro que seu comentarista principal só poderia ser uma pessoa: Antônio Cândido. Além de Darcy Ribeiro, obviamente, de Roberto Pinho e de trechos de Sérgio Buarque de Holanda, é ele que nos fala da mistura entre portugueses e índios inicial; dos bandeirantes abrindo caminho para o interior, as gerais e a febre do ouro; da posterior mistura com a matriz afro, acrescentando a Congada, o Moçambique e o Batuque a uma cultura já rica, mostrada em trechos de filmes e fotos de época.
Se o ouro termina, quem fica ou vai para as cidades vira comerciante; quem permanece na zona rural é o caipira, mantendo inclusive muito da linguagem erudita do século XVII, como exemplifica Cândido com o vocábulo “pregunta”. Mas chegarão os anos 1950, com o “progresso” determinando o consumo. As feiras serão substituídas pelos supermercados; o artesanato, pelas fábricas. Os habitantes da área rural começarão a viver o processo de expulsão para as grandes cidades, para a degradação e a marginalização das periferias. Ao caipira, em particular, restará ainda ser apropriado e folclorizado pelos meios de comunicação de massa.
O que hoje costumamos classificar sob o sintagma "cultura caipira" é algo que começa a se esboçar em meio aos mamelucos paulistas dos primeiros séculos coloniais, que moravam em arraiais pobres e rústicos, praticavam a agricultura da "coivara" , falavam a chamada "língua geral", caçavam índios e perseguiam quilombolas. Era uma gente que, embora envolvida pelo espírito mercantil, levava uma vida praticamente tribal, de forma e fundo tupi. E que, a partir da descoberta das nossas jazidas auríferas, espalhou-se de São Paulo a Minas Gerais. Quando os esplendores do ouro mineiro se reduziram a brilhos esporádicos, veio a estagnação - e mesmo a regressão - do Centro-Sul do país.
O equilíbrio é alcançado numa variante da cultura brasileira rústica, que se cristaliza como área cultural caipira". É todo um modo de vida que acaba por "esparramar-se, falando afinal a língua portuguesa, por toda a área florestal e campos naturais do Centro-Sul do país, desde São Paulo, Espírito Santo e estado do Rio de Janeiro, na costa, até Minas Gerais e mato Grosso, estendendo-se ainda sobre áreas vizinhas do Paraná" (Darcy Ribeiro). Basicamente "caipira" será, ainda, a cultura do café. E são os atos expressivos dessa área cultural, estereotipada caricaturalmente na figura do "jeca-tatu", que constituirão o tema do programa Brasil Caipira.

Título: O Povo Brasileiro
Ano de produção: 2000
Direção: Isa Grinspum Ferraz
Elenco: Chico Buarque, Gilberto Gil, Luiz Melodia, Darcy Ribeiro, Antonio Candido, Tom Zé, Aziz Ab´Saber, Judith Cortesão

#bandeirantes #batuque #café #caipira #congada #índios #jazidas #mamelucos #moçambique #ouro #paulistânia #pobreza #portugueses

Recomendado