Myanmar: Eleições testam popularidade do Governo

  • há 7 anos
O Myanmar volta às urnas naquelas que são as primeiras eleições desde que a Liga Nacional para a Democracia de Aung San Suu Kyi arrebatou o poder, há pouco mais de um ano.

Myanmar goes to polls for by-elections, in first vote since Suu Kyi swept to power https://t.co/LrZb7ySCX9 pic.twitter.com/sFsaHzE90n— Reuters Top News (@Reuters) April 1, 2017

Mais de dois milhões de birmaneses foram chamados a eleger 12 deputados para o parlamento nacional e 7 para os parlamentos regionais.

O escrutínio está a servir para testar a popularidade do Governo. A participação do eleitorado foi baixa.

A população está frustrada com ritmo lento das reformas e o fraco desenvolvimento económico do país.

One year since sweeping to power, Aung San Suu Kyi struggles to unite a fractured Myanmar https://t.co/hHabEqJg4l— TIME (@TIME) March 30, 2017

Suu Kyi reconheceu, num comunicado televisivo, que entende o desapontamento dos cidadãos, no entanto a Prémio Nobel da Paz reiterou que, de momento, a prioridade é colocar fim aos conflitos étnicos que mantêm a antiga Birmânia num estado de semi-guerra civil.

O Governo tem sido criticado pela comunidade internacional por não conseguir resolver a crise dos muçulmanos Rohingya, a minoria étnica que é constantemente alvo de abusos por parte das autoridades birmanesas.

Recomendado