Leste de Mossul regressa à normalidade

  • há 7 anos
Um pontapé na opressão, para trás está a ocupação dos guerrilheiros do autoproclamado Estado Islâmico no leste da cidade iraquiana de Mossul. Os murais de propaganda também são coisa do passado, alguns residentes decidiram “arranjar” a cidade.

A propaganda de dois anos e meio de ocupação é substituída por tinta branca, a tirania dá lugar à esperança.

“Está um dia muito bonito, é o dia em que nos livramos destas imagens bárbaras e horríveis. Que Deus seja louvado por tudo. E esperamos que as coisas fiquem melhores de dia para dia. Que passem de um dia bonito como este para um ainda mais lindo, com a permissão de Deus. E vida vai voltar a ser normal e linda novamente”, diz um pintor.

As escolas abriram, o comércio começa a florescer e as crateras dos combates dos últimos meses são tapadas.

Mas a poucos quilómetros está o lado ocidental de Mossul, ainda sob o jugo do Daesh. A coligação internacional prepara-se agora para completar a libertação da cidade iraquiana.

It's Time to Clean Up Our City! Together we can rebuild our Mosul.
Young Mosulians men begin to clean Al-Khansaa Hospital! pic.twitter.com/YcQBFKgOef— Mosul Eye عين الموصل (@MosulEye) January 26, 2017


Chemical weapons found in Mosul in Isis lab, say Iraqi forces https://t.co/YTKzJ7AJAb— The Guardian (@guardian) January 29, 2017

Recomendado