Iraque: Intensificam-se os combates por Mossul

  • há 7 anos
Os combates intensificam-se nos bairros orientais de Mossul, à medida que as forças de elite de contraterrorismo e as Forças de Intervenção Rápida do Ministério do Interior iraquiano vão conquistando território aos jihadistas do grupo Estado Islâmico.

Os combates centraram-se, esta terça-feira, no bairro de al-Karamah, a leste do rio Tigre, que divide Mossul.

Desde que a ofensiva militar começou, em meados de outubro, as forças iraquianas já reconquistaram um quarto da cidade, considerada o maior bastião do Daesh no país.

Desde o início da operação, apoiada pelos Estados Unidos da América, cerca de 115 mil pessoas fugiram de Mossul. As Nações Unidas estimam que mais de um milhão e meio continuam na cidade.

Smuggled by boat or scaling wrecked bridges, residents escape Mosul's besieged west https://t.co/w4tZ1VCtsp— Reuters World (@ReutersWorld) January 3, 2017


A permanência de tão grande número de civis tem travado a progressão das forças de Bagdade.

A segunda fase da ofensiva para reconquistar Mossul teve início há poucos dias. Parte do trabalho dos militares consiste em manter as posições conquistadas e proteger os civis.

U.S. general sees Islamic State's capability waning in east Mosul https://t.co/rg3rZBfZAy pic.twitter.com/6bsmsKcOlw— Reuters Top News (@Reuters) January 2, 2017


Vários francoatiradores evitam que os habitantes sejam transformados em alvos pelo jihadistas.

Segundo as Nações Unidas, em dezembro, 208 civis morreram na província de Nineveh, onde fica a cidade de Mossul.

Com: Lusa; EFE, Reuters

Recomendado