Equipes de resgate encontraram neste sábado os restos de um dos cinco trabalhadores presos a 1.200 m de profundidade na mina chilena de El Teniente, onde um desabamento provocou na última quinta-feira a morte de outro minerador.
Imagens: AFP
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
00:00O presidente do Chile, Gabriel Boric, visitou neste sábado os parentes dos cinco trabalhadores presos a 1.200 metros de profundidade, na mina subterrânea El Teniente, onde um desabamento matou uma pessoa na quinta-feira. Ele prometeu não poupar recursos na busca.
00:18Todos os esforços estão sendo feitos com toda a tecnologia disponível, não só no Chile, mas no mundo, para resgatá-los.
00:34E o que eu instruí ao governo, que discuti com a Codelco, é que nada deve ser poupado aqui para poder resgatar esses cinco mineiros.
00:48Com 4.500 quilômetros de galerias, El Teniente é a maior jazida subterrânea de cobre do mundo, de propriedade da estatal Codelco, a maior produtora mundial de cobre.
01:04Pelo menos 100 socorristas estão envolvidos na operação, mas até o momento não foi feito contato com os trabalhadores, cuja localização é conhecida pelos dispositivos eletrônicos que eles carregavam.
01:17As autoridades classificaram a busca de tremendamente complexa.
01:22Na quinta-feira, o local sofreu um colapso causado por um abalo sísmico, cuja origem natural ou gerada pela perfuração ainda está sendo investigada.
01:32O acidente matou um trabalhador e feriu outros nove.
01:35As atividades na mina foram interrompidas na sexta-feira, após uma ordem emitida pelo Ministério de Mineração para facilitar a busca.