O FMI aumentou a previsão do crescimento global para este ano, apesar da guerra tarifária, imposta por Donald Trump. A projeção foi atualizada de 2,8% para 3%.
GIANRIGO MARLETTA, AFPTV STRINGER, MARION PAYET, PAULINE CURTET, DAPHNE LEMELIN, DIANE DESOBEAU, ATISH PATEL, SUZANE DE OLIVEIRAAFPTVAFP
00:00A economia global vai crescer 3% este ano em vez dos 2,8% previstos em abril, uma boa notícia em meio ao tarifácio de Donald Trump.
00:11As projeções atualizadas do Fundo Monetário Internacional foram publicadas nesta terça-feira.
00:17Mas o FMI afirmou que a incerteza permanece, apesar da pausa nas tarifas mais altas planejadas pelos Estados Unidos para seus parceiros comerciais, que expira em 1º de agosto.
00:28Desde abril, Washington firmou acordos com o Reino Unido, Japão, Vietnã, Indonésia, Filipinas e União Europeia.
00:36Mas muitos de seus parceiros comerciais correm contra o tempo até sexta-feira para evitar o aumento das tarifas, que são de 50% para o Brasil e 30% para o México.
00:48Na última atualização de seu relatório anual, o FMI, com sede em Washington, estima que a economia mundial crescerá 3%.
00:56O número é 0,2 ponto percentual, superior às previsões de abril, mas abaixo do crescimento observado em 2024, de 3,3%.