Em comunicado oficial neste domingo (27), o Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou que Nicolás Maduro não é o presidente legítimo da Venezuela e que seu regime não representa o governo oficial do país. Assinado pelo secretário de Estado, Marco Rubio, o texto também contesta os resultados das últimas eleições presidenciais, organizadas por autoridades alinhadas a Maduro, e acusa o líder venezuelano de chefiar o Cartel de Los Soles, grupo classificado como terrorista pelos EUA nesta semana. Reportagem: Camila Yunes
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/Q4UTvXCW3h4
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, critica Nicolás Maduro e chama o presidente da Venezuela de chefe de cartel.
00:10A reportagem é da Camila Iones.
00:12Em uma publicação nas redes sociais, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que Nicolás Maduro não deve ser considerado presidente da Venezuela
00:22e que o governo do ditador não é legítimo.
00:25Rubio foi além e escreveu, abre aspas, Maduro é chefe do cartel de Los Soles, uma organização narcoterrorista que tomou posse de um país, fecha aspas.
00:37Segundo a Casa Branca, o cartel de Los Soles tem como objetivo se aproveitar da avalanche de narcóticos ilegais como arma contra os Estados Unidos.
00:46Na última semana, o Departamento do Tesouro Americano anunciou sanções contra o grupo criminoso venezuelano.
00:53Segundo o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, o cartel de Los Soles passou a ser considerado uma entidade terrorista global.
01:03O órgão alegou também que o grupo é liderado por Nicolás Maduro e outros indivíduos venezuelanos de alto escalão no regime de Maduro.
01:12Além disso, segundo a gestão Trump, o cartel fornece apoio material ao grupo venezuelano Trem de Aragua e ao cartel de Sinaloa,
01:20grupo criminoso mexicano que o atual governo republicano designou como grupos terroristas.
01:26Não é de agora que as relações entre Caracas e Washington vêm piorando.
01:31Os Estados Unidos não reconhecem a reeleição de Maduro, considerada fraudulenta por parte da comunidade internacional e também por observadores convidados para acompanhar o pleito.
01:43A tensão é marcada por sanções e acordos pontuais.
01:46Trump já anunciou um veto parcial aos viajantes procedentes da Venezuela, entre uma dúzia de países.
01:53Neste mês, Caracas libertou dez prisioneiros americanos em troca do envio de 252 migrantes do país que estavam detidos em El Salvador, após serem deportados por Trump.
02:06Na última quinta, Nicolás Maduro anunciou que os Estados Unidos permitiriam à gigante petrolífera Chevron retomar suas operações no país sul-americano após ter imposto sanções previamente.
02:18Não houve, até agora, confirmação desse aval por parte do governo americano.