Polícia identificou que parte do arsenal tinha registro legal, mas foi parar com criminosos. -------------------------------------- 🎙️ Assista aos nossos podcasts em http://tribunaonline.com.br/podcasts
📰 Assine A Tribuna aqui https://atribunadigital.com.br/assinatura/
💻 Fique bem informado com as notícias do Brasil e do Mundo aqui https://tribunaonline.com.br
00:00Atenção porque a gente fala agora da apreensão de armas aqui do Espírito Santo.
00:04Olha esse dado, até junho deste ano, quase duas mil armas foram tiradas das mãos de criminosos.
00:11Mas o desafio das forças de segurança ainda é bem grande.
00:16A reportagem na tela, sacode.
00:19Usadas ilegalmente, elas ameaçam a segurança da população.
00:22Até junho deste ano, mil novecentas e nove armas de fogo foram tiradas das mãos de criminosos pelas forças de segurança.
00:30O volume de armas no mundo do crime levanta a dúvida.
00:34Como foram parar lá?
00:36O delegado titular da Delegacia Especializada de Armas e Munições explica que o contrabando por países como o Paraguai é o caminho menos comum.
00:45A maior parte vem inicialmente do comércio legal.
00:49Nós temos três caminhos básicos para que uma arma, que são percorridos por uma arma até que elas cheguem às mãos dos criminosos.
00:58O caminho mais recorrente, mais frequente, é o desvio promovido por aquele que comprou essa arma de forma lista.
01:05A maioria dessas armas são compradas por pessoas que são tidas como de bem e que acabam depois revendendo essa arma adquirida listamente para o crime.
01:14A arma, quando eles compram essa arma de forma legal, ela tem um valor.
01:19Quando eles a revendem para o crime, ela vale mais.
01:23E por isso, infelizmente, muitas pessoas acabam recorrendo a esse caminho ilegal e a desarme vem trabalhando muito para combater essa prática.
01:32Dados do painel de apreensão de armas de fogo da Secretaria de Segurança Pública revelam que os criminosos usam principalmente pistolas.
01:40Em seguida, vem os revólveres, espingardas, submetralhadoras e garruxas.
01:47Vila Velha é a cidade com o maior número de apreensões.
01:51Apesar das constantes apreensões, um grande desafio para a segurança pública nos últimos anos tem sido a quantidade de armas em circulação.
01:59A flexibilização do acesso, que começou em 2019, colocou mais armas nas ruas.
02:06E na avaliação do delegado, até as que poderiam ser usadas para proteção também oferecem riscos.
02:12A flexibilização das regras em 2020 aumentou significativamente o número de armas.
02:19Essas armas, em princípio, pareciam que chegariam só às mãos de pessoas de bem, mas infelizmente pessoas que pareciam de bem não eram.
02:28Infelizmente, há entre essas pessoas pessoas que deixaram de ser de bem e resolveram vendê-las para o crime.
02:32E há algumas pessoas até que foram furtadas ou roubadas.
02:35Quando eu tenho a oportunidade de conversar com alguém que tem interesse em uma arma, eu pergunto se ele se vê mais em risco de assassinato ou em risco de roubo, em risco de crime patrimonial.
02:48Se o risco que a pessoa corre de ser mais respeito à prática de roubo, a arma certamente não vai ser uma boa solução para agregar segurança.
02:57Porque essa pessoa, além de correr um risco maior de morrer na posse de uma arma, ela vai se tornar um alvo muito visado por organizações criminosas.
03:04E apesar da menor quantidade de apreensões, existe também o risco das armas de alto potencial destrutivo, como o fuzil, que circulam em sua maioria como armas falsificadas.
03:16Uma boa parte, uma parte muito significativa dos fuzis apreendidos, parece, tem uma aparência, a maior parte deles tem uma aparência de fabricação industrial, tem o nome de um fabricante consagrado,
03:28mas uma parte muito significativa deles é oriunda de uma fabricação clandestina, ilegal, muito semelhante ao que acontece com roupas, há também falsificação de armas.
03:40E essas armas colocam em risco não só aqueles que são por elas atingidos, mas elas colocam em risco o próprio atirador.
03:47É, e é um baita desafio para a polícia realmente, porque na medida que a polícia vai fazendo as apreensões dessas armas, outros armamentos vão chegando no Estado.
03:56A própria Secretaria de Segurança Pública já bateu a informação que existe um convênio entre os criminosos daqui com o Rio de Janeiro,
04:05no que diz respeito a armas, a drogas, que tudo isso precisa ser visto e revisto cada vez mais, principalmente alertando a segurança nas fronteiras entre os nossos Estados.