O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta quarta-feira (23) a entrega de mais 120 ônibus elétricos para o transporte público da capital. Com o novo lote, a cidade passa a contar com 841 veículos sustentáveis em circulação, o que representa apenas 6,3% da frota total. A iniciativa faz parte do plano de transição para uma mobilidade urbana menos poluente. Reportagem: Valéria Luizetti
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/GI-i-JfL2qo
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Ao entregar novos ônibus, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, prometeu medidas para ampliar a segurança dos passageiros em meio aos ataques aos coletivos.
00:10E comemorou também a decisão da justiça que manteve a suspensão de transporte em mototaxis na cidade de São Paulo.
00:17Quem tem os detalhes é a Valéria Luizete.
00:20O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, entregou 120 novos ônibus elétricos, elevando para 841 o total de veículos sustentáveis em circulação.
00:29A cidade tem cerca de 13 mil coletivos e apenas 7% da frota foram convertidos para modelos menos poluentes, abaixo da meta de 50% de descarbonização até 2028.
00:42Para ampliar esse percentual, a gestão municipal deve lançar em agosto um edital para fornecimento de biometano.
00:48No evento, Ricardo Nunes comentou os ataques a ônibus registrados na Grande São Paulo e destacou o uso de câmeras como ferramenta de segurança nos coletivos, especialmente para a proteção das mulheres.
00:59E eu fico muito feliz, gente, de poder também somar nessa entrega do ônibus zerinho, novinho, com ar-condicionado, com USB, com as câmeras do Smart Sampa, que tem sido um sucesso.
01:11A gente ter as câmeras nos ônibus vai possibilitar reconhecer esses criminosos, mas também proteger as mulheres que muitas das vezes sofrem ali a importunação.
01:23E a gente está lá monitorando essas câmeras para poder dar tranquilidade para os passageiros, mas muito em especial para as nossas passageiras.
01:30Durante o evento, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também comemorou e comentou a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que rejeitou um novo pedido liminar da Confederação Nacional de Serviços, que pedia a liberação do serviço de mototáxi na capital paulista.
01:47Sem ter o transporte de passageiros remoto, aumentou em 20% o número de ônibus, saindo de 403 em 2023 para 483 mortes em 2024.
01:58E mesmo assim, a gente ampliando a faixa azul, que eu já cheguei agora, em 221 quilômetros, a gente vai chegar aí a 400 quilômetros até o final do meu mandato.
02:06Então, fazendo faixa azul para ter uma questão de segurança maior para o motociclista e impedindo essas ações é fundamental.
02:13Ontem, mais uma decisão do Tribunal de Justiça favorável a essa tese de proibição do transporte de passageiros remoto e que a gente fica, de uma certa forma, mais aliviado.
02:25Porque imagine se amanhã a Justiça libera e a gente acaba tendo aí uma carnificina na cidade, com o nosso serviço de saúde altamente impactado, com um grande número de pessoas ali acidentadas e levadas a óbito.
02:39O prefeito foi questionado sobre a possibilidade de haver problemas na entrega de livros didáticos.
02:45Disse que em São Paulo o material está garantido e que, se necessário, a prefeitura fará compra com recursos próprios.
02:52Segundo ele, a Secretaria Municipal de Educação tem orçamento de 27 bilhões de reais e atende 100% da rede em período integral, com creche assegurada para todas as crianças.
03:02A declaração veio após o Ministério da Educação explicar que havia falta de recursos para o programa do livro didático.
03:09Mais tarde, o MEC informou que as verbas para a compra dos livros foi liberada.