O programa de vacinação nas escolas atingiu a marca de um milhão de crianças imunizadas. O ministro Alexandre Padilha (PT) defendeu a continuidade de ações como essa para proteger os jovens.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/V_aOsMBw7oA
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O Ministério da Saúde ligou o alerta depois do Brasil voltar à lista dos países que menos vacinaram crianças.
00:05O Matheus Dias traz mais informações.
00:08O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou que o Brasil atingiu a marca de mais de um milhão de crianças e adolescentes até 15 anos vacinados nas escolas em 2025.
00:20O ministro também destacou o avanço fora do ambiente escolar, em que, segundo ele, 15 tipos de imunizantes tiveram aumento na cobertura.
00:27Das 16 vacinas presentes no calendário nacional, mais de 4 mil municípios receberam os mutirões de vacinação do governo, no Programa Nacional de Imunizações.
00:38Isso equivale a 74% das cidades do país.
00:42O anúncio do governo acontece logo após a divulgação de um levantamento da OMS, em parceria com o Unicef, que apontou o Brasil como um dos 20 países com a maior defasagem na vacinação infantil.
00:54A notícia pessimista fez com que o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hirangalo, enviasse uma carta direta ao ministro da Saúde.
01:03No texto, o presidente do CFM indicou o desabastecimento de vacinas em uma a cada três localidades do Brasil, principalmente das que protegem contra sarampo, cachumba, rubéola e varicela.
01:15Ele apontou ainda que os gestores da saúde relatam outras dificuldades logísticas, como o envio de doses com data de vencimento muito próxima.
01:24E cobrou que o ministério encontre alternativas para melhoras dos indicadores da cobertura vacinal, tanto na compra de insumos como na distribuição mais eficiente.
01:34A infectologista Miriam Dalben comenta que outro problema está no acesso à população.
01:40Então, a gente vacinar a população só nos postos de saúde, nos serviços de saúde, no horário que a gente chama de horário comercial, né, de segunda a sexta, ali de sete, oito horas da manhã até dezoito horas,
01:53é uma limitação muito grande para muitos pais que trabalham e que não conseguem levar as crianças nesses horários.
01:59Uma estratégia super importante para conseguir atingir os níveis de cobertura vacinal que a gente quer é levar as vacinas para a escola, né, no local onde as crianças estão.
02:10O presidente do conselho, que reúne mais de 650 mil médicos, reforçou que a OMS já havia alertado na segunda-feira passada
02:18que qualquer queda no sistema vacinal, por menor que seja, pode alimentar de forma brusca o risco de infecções e sobrecarregar ainda mais os sistemas de saúde do país.
02:30Miriam reforça que doenças como poliomielite e sarampo só podem ser combatidas com uma cobertura eficiente.
02:36A gente precisa atingir um nível mínimo de cobertura vacinal.
02:41Esse nível mínimo de cobertura vacinal, ele varia de acordo com a doença.
02:46Então, quanto mais transmissível é uma doença, maior é a cobertura vacinal que a gente precisa atingir
02:52para impedir que a doença se alastre pelo país e que cause surtos.
02:55Na América do Sul, o Brasil é o único país que faz parte do ranking das nações com maior defasagem na vacinação.