O Pix está na mira do governo dos Estados Unidos. Você sabia que uma investigação comercial foi aberta contra o Brasil e que o Pix pode estar no centro dessa disputa?
Neste vídeo, você vai entender: - O que dizem os EUA sobre o Pix - Por que empresas americanas estão preocupadas - O que pode acontecer com o sistema no Brasil - Como o Pix virou alvo em disputas geopolíticas
Neste vídeo, o jornalista Ariel França ( @ArielFranca ) comenta sobre o assunto.
Acesse http://fdr.com.br para mais informações
00:00 Estados Unidos estão de olho no Pix brasileiro 00:20 Investigação dos EUA contra Brasil 00:35 Por que os Estados Unidos estão investigando o Pix? 01:35 Estados Unidos já investigaram outros países 02:00 Estados Unidos quer acabar com Pix no Brasil?
00:00O sistema de pagamentos instantâneo brasileiro, o PIX, passou a ser citado em uma investigação comercial aberta pelo governo dos Estados Unidos em julho.
00:08A apuração foi oficializada pelo escritório do representante do comércio dos Estados Unidos, a pedido do presidente Donald Trump.
00:16O documento que embasa a investigação não menciona diretamente o PIX, mas afirma que o Brasil estaria adotando práticas desleais no setor de pagamentos eletrônicos.
00:27A citação envolve serviços promovidos pelo Estado brasileiro que poderiam prejudicar empresas norte-americanas.
00:34O PIX, lançado em 2020 e desenvolvido pelo Banco Central, é gratuito para pessoas físicas e apresenta custo baixo para empresas,
00:42o que o torna competitivo frente a operadoras de cartão de crédito, como Visa e Mastercard, além também de fintechs e big techs estrangeiras.
00:52Entre os motivos investigados estão as possíveis barreiras enfrentadas por empresas dos Estados Unidos, que estão atuando com sistemas de pagamento digital no Brasil.
01:01Em 2020, o Banco Central e o CAD suspenderam a operação do Facebook Pay no WhatsApp, o que, segundo analistas, gerou atritos com empresas como a Meta, que é a controladora desse serviço.
01:13A investigação também considera que a adoção do PIX por órgãos públicos e a ampliação de suas funcionalidades, como, por exemplo, o PIX automático e o futuro PIX internacional,
01:25tudo isso teria aí provocado preocupações no setor financeiro norte-americano.
01:30O avanço de um sistema estatal de pagamentos em países do BRICS, incluindo o Brasil, é visto como um fator de impacto sobre o uso global do dólar.
01:43O processo pode resultar na imposição de tarifas adicionais sobre produtos brasileiros e se baseia na legislação comercial americana, que permite apurar práticas consideradas desleais.
01:58Até o momento, não há nenhuma proposta oficial para encerrar ou restringir o PIX no Brasil.
02:04O governo dos Estados Unidos não solicitou a extinção do sistema, mas afirma que vai apurar se ele afeta de forma injusta os interesses de empresas que são americanas.
02:15O Banco Central e o governo brasileiro ainda não se pronunciaram formalmente sobre os detalhes dessa investigação.
02:21O PIX, ele segue operando normalmente com mais de 175 milhões de usuários e movimentações que ultrapassam 2,6 trilhões de reais por mês.
02:31Mas e você? Acha que o Brasil deve ceder às pressões dos Estados Unidos?
02:36Coloca sua opinião sobre isso aqui embaixo que eu quero saber.