O governo de Minas Gerais anunciou, nesta segunda-feira (14), a suspensão temporária das assembleias escolares que consultam pais, alunos e profissionais da educação sobre a adesão ao modelo cívico-militar. A decisão foi tomada devido ao curto prazo previsto para as consultas, que coincidem com o período de férias escolares, dificultando a participação da comunidade. Reportagem: Rodrigo Costa
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/eagrbQvnJU0
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O governo de Minas Gerais interrompeu temporariamente assembleias escolares que analisam a adesão de escolas estaduais ao modelo cívico-militar.
00:08Vamos até Minas. Rodrigo Costa tem mais detalhes. Qual foi o argumento, hein, Rodrigo? Bom dia.
00:13Bom dia, Nonato. O motivo é o curto prazo estipulado inicialmente que coincidiu com o período de férias escolares, dificultando a participação da comunidade.
00:24Na última semana, o governo e o sindicato travaram uma disputa sobre o tema. De um lado, o executivo defende a proposta como forma de trazer melhores resultados pra educação aqui do estado de Minas Gerais.
00:36Por outro, a categoria alega que esta não é uma competência do estado aqui de Minas Gerais, mas sim da União, e que o modelo apresenta um aumento nos gastos públicos e sem retorno efetivo para educação.
00:50Nove escolas estaduais de Minas Gerais já aderiram ao modelo, inclusive duas daqui de onde eu falo, da cidade de Poços de Caldas, no sul do estado.
00:58As unidades de ensino tinham até o dia 18 de julho pra enviar à Secretaria de Estado de Educação o resultado das consultas internas.
01:06No entanto, segundo o governo, muitos integrantes dessas comunidades escolares estarão em recesso e não poderiam participar das decisões.
01:15Ainda não há uma nova data definida para as assembleias, onde participam pais, professores e alunos maiores de 16 anos.
01:23E a expectativa é de que o processo seja retomado, portanto, após o recesso escolar, a partir do dia 1º de agosto.
01:30As escolas que já realizaram as suas assembleias não serão afetadas e os resultados continuam válidos.
01:37É importante ressaltar que na assembleia, caso a adesão seja aprovada, que ela não acontecerá de forma automática.
01:44Haverá um estudo por parte do governo do estado de Minas Gerais para ver se existe viabilidade dessa unidade se tornar uma escola cívico-militar ou não.
01:55Outro ponto importante é que 700 unidades escolares de Minas Gerais estão aptas a participar da assembleia, Nonato.
02:02Perfeito, muito obrigado. Rodrigo Costa com informações em Minas.