A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete aliados por envolvimento na organização de uma suposta tentativa de golpe de Estado. Entre os nomes estão os ex-ministros Alexandre Ramagem, Augusto Heleno, Anderson Torres, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, além de Mauro Cid e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier. A decisão está agora nas mãos do Supremo Tribunal Federal. Reportagem: Pedro Tritto
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/eagrbQvnJU0
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A Procuradoria-Geral da República apresentou as alegações finais em ação penal que julga os líderes da suposta trama de golpe de Estado e pediu a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus.
00:14Quem tem os detalhes pra gente é o Pedro Trito.
00:17A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da suposta trama golpista.
00:28A manifestação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes por volta das 23h45, quase no fim do prazo, e faz parte das alegações finais, a última fase antes do julgamento dos acusados, que deve ocorrer em setembro deste ano.
00:44No documento, que tem 517 páginas, o Procurador-Geral Paulo Goné defende que Bolsonaro e os demais réus sejam condenados pelos crimes de organização criminosa armada,
00:58tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça de patrimônio tombado.
01:08O texto também diz que o Procurador-Geral da República ressaltou que a acusação se baseou em amplo conjunto probatório,
01:17como manuscritos, arquivos digitais, trocas de mensagens e planilhas que revelam a trama conspiratória contra as instituições democráticas.
01:28Na alegação final, Goné reforça que o ex-presidente da República seria o líder da organização criminosa que teria tramado o golpe de Estado.
01:39Também são réus no núcleo crucial os ex-ministros Augusto Heleno, Anderson Torres, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Neto,
01:48o ex-diretor da ABIN Alexandre Ramagem, o ex-comandante da Maria Almir Garnier e Mauro Cid.
01:55Em caso de condenação, Cid deverá ter a pena suspensa devido ao acordo de delação premiada assinado com a Polícia Federal durante as investigações.
02:05Agora é aberto o prazo para a defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro apresentar as alegações finais, também em 15 dias.
02:15Depois abre-se o mesmo prazo para as defesas dos demais réus.
02:19Após as alegações finais de todas as partes, Alexandre de Moraes elabora o relatório, que não tem prazo para ser apresentado.
02:29A partir daí, caberá ao presidente da primeira turma, o ministro Cristiano Zanin, marcar a data do julgamento.
02:36As penas máximas para os crimes passam de 30 anos de prisão.
02:40A partir daí, caberá ao presidente da primeira turma, o ministro Cristiano Zanin, marcar a data do julgamento.