Autoridades irlandesas iniciam exumação dos restos mortais de centenas de bebés encontrados em vala comum
Crianças estavam a cargo de um lar de freiras em Tuam, na Irlanda, que acolhia mulheres grávidas. A instituição era uma de várias do género que existiam no país, caracterizadas pelas condições difíceis, elevadas taxas de mortalidade e falta de apoio às mães e aos filhos.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/07/15/autoridades-irlandesas-iniciam-exumacao-dos-restos-mortais-de-centenas-de-bebes-encontrado
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:00Começaram os trabalhos de recuperação e identificação dos restos mortais de cerca de 800 crianças enterradas no local de um antigo lar gerido pela igreja na Irlanda.
00:09A instituição era uma de muitas que albergavam órfãos e mulheres solteiras grávidas, muitas delas forçadas a dar os próprios filhos.
00:30Localizado em Tuam, no condado de Galway, o lar era gerido por uma ordem de freiras católicas, tendo sido encerrado em 1961.
00:56A análise do ADN revelou que as idades das crianças encontradas variavam entre as 35 semanas de gestação e os 3 anos, prevê-se que os trabalhos no local possam demorar até 2 anos.