Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • ontem
Em carta, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso diz que democracia não dá o direito de 'torcer a verdade ou negar fatos concretos'.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O presidente do STF, o ministro Luiz Roberto Barroso, divulgou uma carta neste domingo em que, sem citar nominalmente o governo Donald Trump,
00:08rebate os argumentos dados pelo republicano para impor uma taxa de 50% sobre os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.
00:16Barroso diz que a democracia não dá direito de, abre aspas, torcer a verdade ou negar fatos concretos.
00:23A democracia tem lugar para conservadores, liberais e progressistas. A oposição e a alternância no poder são da essência desse tipo de regime.
00:32Porém, a vida ética deve ser vivida com valores, boa fé e busca sincera pela verdade, fecha aspas, escreveu o ministro.
00:42O ministro rebateu a afirmação de Trump de que o ex-presidente Jair Bolsonaro sofreria uma caça às bruxas, abre aspas.
00:49O julgamento ainda está em curso. Se houver provas, os culpados serão responsabilizados. Caso não haja, serão absolvidos.
00:57No Brasil de hoje, não se persegue ninguém. Realiza-se justiça, com base em provas e respeitando o contraditório, diz Barroso.
01:06O presidente do STF relembra ataques contra a democracia ao longo dos anos e diz que esperou o governo Lula se posicionar primeiro, abre aspas.
01:14Cabia ao executivo e, particularmente, à diplomacia e não ao judiciário, conduzir as respostas políticas imediatas, ainda no calor dos acontecimentos.

Recomendado