Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 09/07/2025
Como a desinformação sobre apoio do Brasil ao Irã se intensificou com início do conflito e viralizou na internet

Reprodução: Projeto Comprova

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:

Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com/
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas

#fakenews #lula #ira

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Se você tem alguma rede social, é bem provável que já tenha se deparado com um post dizendo que Lula falou em mandar militares para defender o Irã na guerra contra Israel
00:06ou que o Brasil vende urânio para o país do Oriente Médio fabricar armas nucleares.
00:11Aviso, são mentiras, tá?
00:13E elas começaram logo que o conflito entre os dois países começou, como comprova mostrou em um texto explicando os caminhos da desinformação nesse caso.
00:20No mesmo dia já estavam circulando boatos falsos, que ganharam tração ao serem compartilhados por figuras públicas, como o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, do PL.
00:28As técnicas usadas variam, mas há pontos em comum, como a linguagem de alarmismo dos posts, com expressões como traição silenciosa e crise sem precedentes.
00:37As estratégias visuais também têm semelhanças, como nos disse André Pazzi, professor da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUC-RS.
00:44Ele citou os conteúdos tentando imitar veículos de imprensa e imagens montadas para chamar a atenção, quase como uma lógica de meme acompanhada de um texto mentiroso.
00:52Lá no site projetocomprova.com.br, você lê o nosso texto completo e as verificações que a gente fez sobre o tema. Vai lá!

Recomendado