Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 08/07/2025

Categoria

📺
TV
Transcrição
00:00A investigação é conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Ordenamento Urbano e Patrimônio Cultural, vinculada a DEMAP.
00:08A ação foi motivada pela pichação de uma pedra histórica e de trechos dos passeios públicos próximos ao Forte do Castelo, na madrugada de sábado.
00:16Em algum dos itens que são tombados pelo patrimônio histórico, haviam inscrições, pichações, marcas de alguns, em tese, grafiteiros.
00:26E a equipe, desde o início, já conseguiu identificar quem foram os responsáveis iniciais por ter feito aquelas pichações, inclusive numa pedra que é tombada pelo IFAM.
00:40Segundo a polícia, os três vão responder por pichar bem tombado, crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, que pode resultar em detenção de seis meses a um ano, além de multa.
00:51Se ficar comprovado dano ao patrimônio, os envolvidos podem ser acusados de dano qualificado, com pena de até três anos de detenção.
01:00Também há a possibilidade de indiciamento por associação criminosa.
01:04Um deles já foi trazido hoje de manhã, já prestou depoimento, informou como se deram, como se deu a mecânica das pichações deles, como se deram os eventos delituosos.
01:17E nossa equipe também já identificou os outros dois responsáveis.
01:22Um deles aí é famoso, infelizmente, acabou cometendo esse fato aí, esse ato criminoso.
01:30E um deles é famoso, vai se apresentar, a equipe está nas buscas dele.
01:36E o terceiro também já foi identificado.
01:38Então, assim, a Polícia Civil está dando uma resposta enérgica e imediata, na busca dos responsáveis pela essa pichação, depredação, esse crime de caráter ambiental contra o patrimônio histórico.
01:53A Polícia Civil reforça a importância da preservação do patrimônio histórico, que representa a identidade cultural de Belém.
02:00Toda a cidade velha, basicamente toda a parte da área da cidade velha e algumas partes do reduto, são tombadas pelo patrimônio histórico.
02:09Então, os prédios, os monumentos que ali se encontram, são todos tombados.
02:15E isso daí faz qualificar o crime do artigo 65.
02:18E assim, solicitamos ao Instituto de Criminalística também que fizesse a perícia, para que, após a perícia, se pudesse fazer a restauração dos prédios e dos itens que foram depredados.

Recomendado