Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 07/07/2025
A Feira do Açaí, que foi reinaugurada recentemente, recebe um trabalho de restauração nesta segunda-feira (7) após ser alvo de pichação e danos estruturais em uma rampa de acessibilidade. O patrimônio foi vandalizado durante uma festa na noite da última sexta-feira, em Belém. O restauro é realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra).

Reportagem: Vanessa Araújo
Cinegrafista: Bruno Macedo.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Neste final de semana, alguns pontos da Feira do Açaí, entregue recentemente à população pela Prefeitura, foram alvos de vandalismo.
00:09A Polícia Científica do Pará realizou, ainda no final da tarde do último sábado, uma perícia de danos ao patrimônio aqui na Feira do Açaí.
00:18A ação foi solicitada pela Polícia Civil do Pará como parte de uma investigação criminal em andamento.
00:24O procedimento teve como objetivo avaliar tecnicamente as consequências dos danos causados por terceiros a bens públicos.
00:32A perícia, neste caso, é fundamental para determinar a extensão dos prejuízos, identificar as causas e fornecer subsídios que possam orientar a responsabilização dos envolvidos.
00:44No caso da Feira do Açaí, reinaugurada no último dia 24 de junho, os danos levantaram preocupações por envolverem o espaço emblemático do Centro Histórico da capital paraense.
00:56Nesta manhã, a Prefeitura de Belém realiza uma vistoria aqui na Rua da Ladeira para poder realizar o trabalho de restauro no local.
01:06O prefeito de Belém, Igor Normando, acompanha todo o trabalho de revitalização que está sendo realizado nesta manhã aqui na Feira do Açaí
01:13e dá detalhes do que será feito posteriormente, inclusive com oficinas que serão disponibilizadas para a população de Belém.
01:20Nós não vamos aceitar nenhum tipo de vandalismo em qualquer que seja o aparelho público.
01:26É fundamental que quando a gente faz uma obra com dinheiro público, que é dinheiro do contribuinte que está sendo gasto nessas obras,
01:32a gente possa também ter a consciência de que zelar por elas não é só dever da Prefeitura, é dever de todos nós.
01:40Nós estamos fazendo, sobretudo, uma reestruturação da Guarda Municipal, fazendo com que a Guarda seja um grande instrumento de ordem pública
01:48para garantir o cumprimento das leis e dos deveres do cidadão.
01:52Nós estamos entrando agora com uma revitalização daquilo que foi depredado,
01:56mas também estamos oferecendo à sociedade aqueles que querem ter qualquer tipo de liberdade de expressão,
02:02que possam expressar a sua liberdade de forma mordeira.
02:05Nós vamos fazer uma grande oficina de grafitagem nos bairros da periferia da cidade, do centro da cidade,
02:11garantindo com que aqueles que querem fazer arte, eles possam fazer arte dentro da lei.
02:17Nós vamos disponibilizar, depois dessas oficinas, tinta e vamos oferecer também muros que são legais para fazer isso.
02:24Ou seja, nós queremos arte urbana na cidade, mas nós queremos arte urbana de forma civilizada,
02:29não depredando patrimônio público.
02:30Vanessa Araújo, para o Grupo Liberal.

Recomendado