Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 05/07/2025
- Sobre o programa
O Fala Bahia vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 18h, nas rádios Bahia FM (88.7) e Bahia FM Sul (102.1), e também aqui, no YouTube. Com a apresentação de #EmmersonJosé, o programa reúne notícias, análises e comentários, tudo isso com as essenciais participações dos ouvintes.

✅ Inscreva-se no canal, ative as notificações e fique bem informado!

#notícias #bahia #rádio

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Minha Grana, na Bahia FM.
00:07Olá a todos, eu sou Leonardo Porto, professor visitante do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Santa Cruz, a UESC.
00:17Hoje nós vamos falar sobre um tema importante para a população baiana, que é o preço do gás de cozinha.
00:23Na Bahia, o gás é mais caro que o praticado pela Petrobras devido a vários fatores.
00:28A principal razão é a falta de concorrência no mercado, já que a refinaria de Mataripa foi privatizada e agora administrada pela Asenem,
00:36e que é a única grande produtora de gás na região.
00:39Além disso, a empresa adquire o petróleo a preços internacionais, o que inclui o custo do próprio petróleo, o preço do dólar e o frete.
00:49Esses custos são reajustados mensalmente e refletidos nos preços finais do gás.
00:54Recentemente, o governo federal anunciou um programa chamado Gás para Todos, que tem por intuito distribuir gás de cozinha gratuitamente para famílias em situação de vulnerabilidade social.
01:07Esse programa ainda está em fase de regulamentação e depende de aprovação do Congresso Nacional.
01:13Agora, se aprovado, ele vai aliviar a carga sobre as famílias baianas que dependem do gás de cozinha, algo que está previsto para acontecer a partir de abril deste ano.
01:22A empresa Asenem justifica seus reajustes afirmando que segue critérios do mercado internacional.
01:30Todavia, isso faz com que o gás na Bahia seja o quarto mais caro do país.
01:36A falta de concorrência no mercado baiano é que permite que a empresa mantenha preços mais altos em comparação com outras regiões do Brasil.
01:44Para tentar reduzir o preço do gás na Bahia, algumas políticas poderiam ser implementadas, como é o exemplo do programa Gás para Todos, já citado aqui.
01:56Já em anos anteriores, a gente pode citar que houve medidas como redução da tarifa do gás natural pela Bahia Gás,
02:03regulamentação do sistema de gás canalizado pela Gerba, promoção de um mercado livre para o gás natural.
02:11Essas foram medidas e podem ser medidas que visam aliviar a carga sobre os consumidores e tornar o gás de cozinha mais acessível para a população baiana.
02:20Se a gente fala em impactos financeiros, o custo do gás de cozinha representa hoje aproximadamente 11% do salário mínimo atual, que é de R$ 1.518.
02:32Então, essa é uma proporção que destaca a relevância desse item essencial no orçamento das famílias baianas,
02:39especialmente para aquelas que dependem de rendimentos mais baixos ou que vivem em regiões economicamente vulneráveis.
02:46Bom, espero que essas informações tenham sido úteis para vocês e se precisarem de mais alguma coisa, estou à disposição.

Recomendado