Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 05/07/2025
- Sobre o programa
O Fala Bahia vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 18h, nas rádios Bahia FM (88.7) e Bahia FM Sul (102.1), e também aqui, no YouTube. Com a apresentação de #EmmersonJosé, o programa reúne notícias, análises e comentários, tudo isso com as essenciais participações dos ouvintes.

✅ Inscreva-se no canal, ative as notificações e fique bem informado!

#notícias #bahia #rádio

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Quem passar pela rua Santa Marta, número 78, em Lisboa, certamente sentirá o aroma que vem do acarajé da Carol.
00:06A baiana e seus dotes culinários aterrissaram em Portugal em 2003.
00:11Eu recebi uma proposta de trabalho de um casal de portugueses, né, que me trouxe para Portugal.
00:17Eu aceitei a proposta, tinha 19 anos. Nessa altura, eu não me lembro de ninguém que trabalhasse com o acarajé.
00:24Em seu restaurante, ela mistura tradição, história e honra as raízes africanas, celebra a rica herança cultural que o Brasil compartilha com o mundo, através do acarajé e da comida baiana.
00:36Eu, que venho de uma família com várias baianas de acarajé, inclusive já devo estar na quinta geração dessas baianas, e é algo que fala muito sobre as nossas raízes, origens e assim.
00:48A gente sabe de toda a história entre Brasil e Portugal, a gente sabe que a Bahia é o berço da África no Brasil, a gente sabe da origem do acarajé, de todo o material, de tudo envolvido, não só a culinária, mas a religião.
01:04Para o antropólogo Wilson Caetano, Carol é uma das muitas responsáveis por manter a internacionalização da cultura africana.
01:12Para a gente é de fato muito importante quando nós temos uma baiana comercializando essa iguaria de origem africana em Portugal, o que mostra de fato a força que essa cultura tem.
01:24Embora essa comida seja um patrimônio identitário da cidade de Salvador, particularmente o acarajé e tantas outras comidas africanas, ela faz parte desse patrimônio da humanidade que sai do continente africano e ganha o mundo através desses homens e mulheres.
01:44E neste novembro negro, enquanto representatividade preta, Carol tem um posicionamento bem definido.
01:50Eu quero sim ser inspiração para outras mulheres negras, eu quero sim bater no peito e dizer assim, foi daqui que eu vim, foi daqui que eu saí, eu valorizo o tom da minha pele, eu valorizo tudo, eu valorizo cada gota de suor, eu valorizo cada mulher que passou pela minha vida.
02:09Tenho respeito e carinho por todas elas e sou muito grata a orixá, a orixá feminina que é a dona da minha cabeça, que me dá força e que mesmo nos meus momentos menos bons eu consigo me reerguer e dizer assim, não, eu sou filha da Bahia, sou filha do Dendê, foi esse caminho que eu busquei, é esse caminho que eu vou percorrer.
02:34Eu sou Ilana Pepe, para a Bahia FM.
02:37Eu sou Ilana Pepe, para a Bahia FM.

Recomendado