Avançar para o leitorAvançar para o conteúdo principalAvançar para o rodapé
  • 04/07/2025
Alemanha está a tentar chegar a acordo com os talibãs para aceitar migrantes afegãos condenados, afirma o ministro do Interior

A Alemanha não reconhece o governo talibã, que assumiu o controlo do Afeganistão em 2021, e não mantém relações diplomáticas oficiais com Cabul.

LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/07/04/alemanha-esta-a-tentar-chegar-a-acordo-com-os-talibas-para-aceitar-migrantes-afegaos-conde

Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A Alemanha quer negociar com os talibãs de forma direta, fazer um acordo para que Cabul receba de volta os afegãos que são condenados por crimes cometidos na Alemanha.
00:11Estas portações foram interrompidas em 2021 quando os talibãs tomaram o poder em Cabul e retomadas em agosto do ano passado com apoio de parceiros na região.
00:20Mas o ministro alemão do interior diz que esta não é uma solução permanente, por isso Alexander Dobrindt quer fazer um acordo direto de repatriamento sem intermediários.
00:32Mas estes planos estão também a ser muito criticados. É que a Alemanha não reconhece o governo talibã.
00:38Além disso, as Nações Unidas lembram as violações dos direitos humanos no país e dizem que neste momento não é apropriado fazer deportações.
00:46Mesmo assim, Berlim quer avançar e até fazer um acordo semelhante com a Síria.
00:55Os sírios e os afegãos são precisamente os dois maiores grupos de requerentes de asilo na Alemanha.
01:01Juntos são mais de 10 mil pessoas.
01:05A migração foi o tema central das eleições legislativas na Alemanha que decorreram em fevereiro.

Recomendado