Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
Segundo o boletim Infogripe divulgado nesta quinta-feira (03) pela Fiocruz, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) continuam crescendo em todo o Brasil. Além disso, 74% dos óbitos registrados nas últimas quatro semanas foram associados ao vírus influenza A.
Reportagem: Beatriz Manfredini

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/jX8TOSz-YkE

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:008 horas e 25 minutos, a gente atualiza o noticiário nesta manhã, o mais recente boletim InfoGripe da Fiocruz apontou que os casos de síndrome respiratória aguda grave continuam em patamares elevados em grande parte do território nacional.
00:15Beatriz Manfredini está de volta aqui pra gente, tem mais detalhes a respeito desse assunto. Pois não, Beatriz?
00:20Pois é, Nonato, de acordo com esse boletim, nós temos 6 das 27 unidades federativas ainda em patamar de risco, alto risco ou mesmo alerta para os casos de síndrome respiratória aguda grave.
00:35São eles, olha, Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Pará, Rondônia e também Roraima.
00:41Esses casos ainda, então, apresentam, esses estados ainda apresentam casos em elevação, o boletim da Fiocruz chama atenção pra isso, mas pondera também que alguns estados ainda seguem com tendência de aumento, não só no número de casos, mas de hospitalizações.
00:58São eles, por exemplo, Mato Grosso, Paraná, Rondônia e Roraima.
01:03A análise verificou, por outro lado, em que em alguns locais, principalmente no centro-sul, no norte, em alguns estados do nordeste, a gente tem uma queda ou, pelo menos, já uma tendência de queda e interrupção dessa elevação de casos de síndrome respiratória aguda grave por influenza A, que é a gripe, né?
01:22Nesses locais são, olha, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, entre outros.
01:31Também há alguns estados pontuais já com queda desses casos de síndrome respiratória aguda grave pelo vírus sincial respiratório, que também vem causando aí problemas nessa época do ano, vem causando muitas ocorrências em todo o país nos últimos meses.
01:50De acordo com esse levantamento da Fiocruz, a prevalência entre os casos positivos de síndrome respiratória aguda grave nas últimas semanas se dividiu da seguinte forma.
02:00A maior parte dos casos, 47,7% foram casos de vírus sincial respiratório, depois 33,4% de influenza A e 20% de rinovírus.
02:12Influenza B e Covid-19 estão mais embaixo, com cerca de 1% apenas dos casos ali positivos.
02:19Já quando a gente fala no número de mortes, 74% correspondem à influenza A, ou seja, ao vírus da gripe, com uma prevalência bem maior do que em outros casos.
02:30Então a gente termina essa conversa falando e lembrando que a vacina da gripe está disponível para todas as idades no Sistema Único de Saúde de forma gratuita.
02:39Basta comparecer a uma unidade básica, uma UBS, com um documento, com foto, dá para se imunizar e aí justamente evitar que esses casos de gripe evoluam para situações mais graves e até mesmo o óbito, Nonato.
02:53Pois é, ainda mais nesse período, que é inverno, normalmente esses casos vão se avolumando no que diz respeito a esse tipo de doença.
03:00Muito obrigado, Beatriz Manfredini, com informações em São Paulo.
03:03Obrigado.

Recomendado