Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 03/07/2025
A TV Brasília tornou-se a primeira emissora do Distrito Federal a utilizar inteligência artificial para simulação de crimes em telejornais

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Depois de uma série de reportagens produzida pela repórter Daciane Diogo do Correio Brasiliense,
00:05um dos integrantes de uma quadrilha que roubava joalheria pelo país, foi preso aqui no DF hoje cedo.
00:12A série mostrou que o grupo ficava aqui e morava em Santo Antônio do Descoberto,
00:16saía de madrugada para roubar joalherias em várias cidades do país.
00:20Ela está chegando com informações ao vivo aqui no JL, tudo atualizado.
00:25Daciane Diogo, bem-vinda, parabéns por essa série de reportagem que inclusive já começou a surgir muitos efeitos
00:31com as denúncias e a prisão aí deste integrante. Boa noite para você.
00:38Isso mesmo, Lucas. Boa noite para você, boa noite para todos que acompanham a gente.
00:43Olha só, o Everton Silveira Neves, ele foi preso aqui em Samambaia e ele era de Santo Antônio do Descoberto.
00:51Ele ficou por quatro anos foragido e ele é integrante da maior quadrilha especializada em furtos a joalherias de shoppings.
01:00Esse grupo tinha uma especialidade de entrar em lojas, geralmente eles entravam no sábado à noite e saíam no domingo.
01:11Então eles usavam ali dutos de ventilação, tudo para não ser fiscalizado, para não ser identificado pelas câmeras de segurança e iam direto aos cofres.
01:22E o prejuízo foi milionário pela série. A série mostrou que o prejuízo ultrapassou 36 milhões de reais e eles percorreram vários estados.
01:33Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Goiânia, Sergipe. Então muitos estados, esses criminosos deixaram um rombo milionário.
01:43E o Everton era um desses integrantes. Ele tem algumas ocorrências, entre elas furtos, na rede de supermercados Walmart, que fica no Cia,
01:53na loja iPlace, que fica no shopping Gilberto Salomão e também no shopping de Santa Maria. Lucas.
02:00É isso, Daciana. Inclusive, nós temos aqui ao lado, o telespectador de casa já consegue ver, a simulação como essa quadrilha agia nos shoppings de todo o país.
02:09Uma simulação feita por inteligência artificial. Esse é um dos homicídios, por exemplo, que essa quadrilha acabou cometendo há quatro anos
02:15e que esse homem também estava foragido por esse crime. E a quantidade, a brutalidade em que se chegava nessas lojas,
02:21sem dó das atendentes, para roubar várias lojas, como você disse, de celulares, também várias lojas de joalherias em todo o país.
02:30Uma quadrilha realmente especializada, que inclusive na última semana viajou, não é isso mesmo, Daciana, para outro estado para cometer mais um crime, não é isso?
02:38Isso mesmo. Eles estiveram numa cidade que eles já tinham passado antes, que é a cidade de Itabaiana, que fica ali no interior de Sergipe.
02:51Eles foram pegos na tentativa, eles tentaram e os seguranças identificaram ali que tinha uma movimentação esquisita no duto de ventilação do shopping.
03:02Então, eles foram presos, um deles foi preso na pousada, ali no centro de Aracaju, e eles já estavam em deslocamento para um outro estado.
03:12Eles vinham do Rio Grande do Norte, numa tentativa frustrada, e foram para Itabaiana para novamente tentar entrar nessa joalheria.
03:21Lembrando, Lucas, que eles começaram essa empreitada com foco em lojas de celulares, lojas de eletrônicos.
03:29Aqui no DF, a gente tem várias ocorrências dessa quadrilha em lojas de celulares.
03:35Mas, a partir de 2019, eles começaram a migrar para um produto que não é rastreável, que não tem rastreabilidade, que é a joia.
03:44Então, eles começaram a furtar pedras preciosas, anéis, brincos, em lojas aleatórias, Lucas.
03:51Obrigado pelas informações, Daciane Diogo.
03:54Lembrando que quem quiser acompanhar essa série de reportagens que foi produzida, feita e investigada pela Daciane Diogo,
04:00e já começa, inclusive, a dar frutos a essa reportagem, basta acessar o site do Correio Brasiliense
04:05para ter todos os detalhes e entender melhor como essa organização criminosa funciona no entorno do Distrito Federal.
04:12Daciane, obrigado. Seja sempre muito bem-vinda aqui no Jornal Local.
04:16Boa noite e bom fim de semana para você.
04:17Obrigado.

Recomendado