O Fala Bahia na Sua Comunidade dessa semana foi até o bairro de São Gonçalo do Retiro. Confira a reportagem de Elson Barbosa.
- Sobre o programa O Fala Bahia vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 18h, nas rádios Bahia FM (88.7) e Bahia FM Sul (102.1), e também aqui, no YouTube. Com a apresentação de #EmmersonJosé, o programa reúne notícias, análises e comentários, tudo isso com as essenciais participações dos ouvintes.
✅ Inscreva-se no canal, ative a notificações e fique bem informado!
00:07Situado entre a Estrada das Barreiras e a BR-324, o bairro São Gonçalo do Retiro fica em uma região que era ocupada pelos quilombos do Cabula e do Urubu, que foram destruídos no século XIX.
00:19Com a destruição, as primeiras grandes fazendas começaram a surgir, entre elas a Fazenda São Gonçalo, que naturalmente acabou se tornando o nome do bairro.
00:29A localidade reserva um dos mais importantes patrimônios da religião africana, o terreiro Ile-Aché-Opó-Fonjá, que foi comandado por mais de quatro décadas pela Ialorixá Mãe Estela de Oxóssi, que faleceu em 2018.
00:45Senhor Ludervaldo Silva, de 74 anos, mora na localidade desde os 10 anos de idade e lembra com detalhes de como era a região no passado.
00:54Na época, quando eu vim para aqui como garoto, aqui não tinha água encanada, não tinha transporte, não tinha asfalto, era um bairro que tinha, porque era mais fazenda.
01:08Era uma casa distante uma da outra, 100 metros, a única coisa que tinha aqui, que tem até hoje, que não modificou, que é o terreiro Ile-Aché-Opó-Fonjá, que na época era Mãe Senhora.
01:24Depois passou para a Mãe Estela.
01:29Foi modificando, as pessoas foram comprando terreno, fazendo sua residência e hoje é um bairro muito popular.
01:42Entre as evoluções do bairro, o senhor Ludervaldo destaca que com o crescimento populacional, houve uma ampliação na quantidade de acessos para chegar na localidade.
01:52Depois de uns 20 anos, mais ou menos, aí foi que deu acesso à BR-324, que foi feita aqui no fim de linha, entendeu?
02:08Dá acesso ao retiro e dá acesso aos bairros aqui vizinhos, que antigamente não tinha como ir.
02:19Se por um lado o acesso à região ficou mais fácil, por outro o serviço de transporte público é motivo de insatisfação para os moradores.
02:28O líder comunitário Jorge Silva de Freitas, que mora em São Gonçalo do Retiro há mais de 10 anos,
02:33ressalta que o que era para melhorar com o passar dos anos acabou se tornando uma dificuldade diária para os moradores.
02:40A gente ainda sofre muito com o problema hoje de transporte.
02:46Nós tínhamos cinco linhas de ônibus de transporte aqui e foram retiradas com o metrô e a população ainda sofre.
02:52Inclusive, tem sempre me impedido uma situação que a gente está vivendo por agora.
02:57Só tínhamos ônibus até meia-noite e agora o ônibus 10h30 em Serra.
03:01Tínhamos Barroquinha, tínhamos Lapa, Campo Grande e tínhamos Pituba.
03:06Um pelo Hospital Roberto Santos, descendo o Saboeiro e outro pela Rótula do Abacaxi.
03:13Então, como centralizou tudo pelo metrô, ficou inviável a gente estar pegando ônibus.
03:18Eu sei que o transporte diz que a gente tem condições de pegar o cartão e passar um ônibus, mais um metrô e outro ônibus.
03:27Mas a gente sabe que para esse deslocamento, pessoas de idade, pessoas doentes, é muito difícil.
03:33Outros bairros têm amarelinho e aqui não tem.
03:36Pedimos uma linha amarelinho aqui para Arraial, Estrada das Barreiras, Paralela e Itapuã.
03:43Está protocolado lá há vários anos.
03:46Tínhamos antigamente também um amarelinho que foi tirado.